E-mail enviado por um leitor:
“Eu sinto uma tremenda dificuldade de lidar com perdas na minha vida. Isso me gera muito sofrimento. O que preciso fazer para “deixar ir…”, para abandonar aquilo que não existe mais e não sofrer tanto e não me sentir tão oprimido no momento presente?”
Resposta: Pois é…
É mesmo muito difícil lidar com as perdas, sejam elas quais forem! Por outro lado, é a frustração que, se bem elaborada, nos faz crescer em termos psicológicos.
Nós não somos ONIPOTENTES, pelo contrário, somos seres navegando em uma imensa escuridão que não possuímos o controle de absolutamente NADA! A impermanência rege nossa vida e superar às adversidades é o grande dilema humano.
Já se dizia “quando eu pensei que tinha todas as respostas, veio a vida é mudou todas as perguntas”!
Portanto, o que fazer?
A única saída possível e trabalharmos nossa capacidade de enfrentar o inesperado, desenvolvendo um certo grau de adaptabilidade, espontaneidade e criatividade!
Desde pequenos somos educados no sentido contrário, isto é, ter todas as respostas prontas…
Mas, não é assim!
O saudável é desenvolvermos está aptidão para o inesperado. Desenvolvermos uma força interior que é capaz de enfrentar a vida!
Só assim poderemos lidar com todas os êxitos e frustrações que a vida nos oferece!
Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra ou psicoterapeuta e não se caracteriza como sendo um atendimento.