Da Redação
Alguns procedimentos têm longa duração, já outros têm prazo de validade previsto pelos especialistas. Paciente deve buscar todas as informações antes de realizar a cirurgia.
O elixir da eterna juventude ainda faz parte do imaginário coletivo. Tanto, que anualmente chegam ao mercado inúmeros tratamentos estéticos que prometem mudar para sempre faces e corpos – em geral sem grande esforço por parte do paciente. "Os médicos do século XIX já diziam: na medicina e no amor, nem jamais e nem para sempre", alerta Dr. Fausto Bermeo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Em sua prática diária, o especialista observa que parte dos pacientes apresenta expectativas equivocadas em relação à duração dos resultados e não poupa esforços para dar-lhes uma perspectiva real.
"Embora a resposta varie de acordo com cada indivíduo, há procedimentos que têm um tempo médio de duração, como é o caso das plásticas para rejuvenescimento facial", comenta.
Em outras palavras, o médico lembra que a passagem do tempo é inexorável. Mesmo que a cirurgia plástica combata os sinais dos anos com cada vez mais naturalidade, há um prazo para cada procedimento.
"Costumamos dizer que pequenos procedimentos estão ligados a pequenos resultados. Isso se aplica bem aos liftings faciais. O de pequeno porte, chamado minilifiting, dura de 4 a 6 anos. Já o completo alcança até 12 anos", exemplifica.
A blefaroplastia, cirurgia para correção das pálpebras, têm vida útil de até 8 anos.
Apesar da previsibilidade de duração dos resultados, o cirurgião destaca que a decisão do procedimento deve ser tomada de acordo com a necessidade de cada paciente e com a indicação médica.
Embora a referência de duração seja necessária, Dr. Fausto enfatiza que cada pessoa tem seu próprio tempo. "A demanda pela cirurgia deve ser sempre do próprio paciente. Dessa forma, é possível que, após o primeiro procedimento, ele volte ao consultório mesmo que ainda esteja bem para sua idade ou até que nunca retorne, passando a conviver satisfatoriamente com os sinais da idade", afirma.
Questionado sobre as cirurgias que podem durar para sempre, o especialista responde prontamente: a lipoaspiração. Nesse caso, o resultado dependerá da manutenção do peso e da prática de atividade física regular. "Aqui, os hábitos assumem o papel decisor, em substituição ao tempo", sintetiza o médico.