por Sonia Corazza
Hoje quero falar sobre as diversas formas cosméticas para levar e manter os princípios ativos na pele. Entre as principais categorias de veículos para as novas formulações de cuidado facial, corporal e capilar estão:
Solução aquosa ou hidroalcoólica
Possui água como veículo e pode conter álcool etílico e outros glicóis, como propilenoglicol, glicerina e sorbitol. É a base das loções tônicas faciais e capilares, loções pré e pós-barbear.
Mistura de tensoativos
Formulações à base de detergentes suaves, são responsáveis pela capacidade de remoção das impurezsas que ficam sobre a pele e cabelos. Reduzem a tensão superficial da água, permitindo que a sujeira possa ser removida facilmente através da formação de micelas. Esse tipo de veículo é a base de produtos para limpeza, como sabonetes líquidos, shampoos, espuma para banho, entre outros.
Suspensão de polímeros
Os géis encontram-se nesta categoria de veículos, cuja consistência viscosa é obtida através da adição de uma substância espessante na água. Sua forma cosmética é viscosa, mucilaginosa, obtida mediante colóides protetores, transparentes ou não, que ao secarem deixam uma película invisível sobre a pele. Por não conter material graxo, é indicado para peles oleosas e mistas.
Fluido siliconado
São suspensões de cadeias graxas bem leves, contendo derivados de silicone modificados e óleos de origem vegetal fracionados. Deixam um filme protetor e não comedogênico (ou seja, não colaboram para a formação de cravos) sobre a pele.
Emulsão
Produto de aspecto leitoso, resultante da dispersão de duas fases não misciveis entre si, uma hidrofílica (aquosa) e outra lipofílica (oleosa).
As emulsões de limpeza atuam retirando as impurezas e formando um filme emoliente, que deixa a pele com textura macia e suave.
Devem ser aplicados na pele com massagem suave e retirados com algodão ou tecido limpo.
Os cosméticos hidratantes são aqueles que se propõem a deixar a pele macia e suave. Possuem pH ligeiramente ácido, próximo do pH da pele.
Pressurizado
É a dispersão de um líquido e/ ou sólido tendo como fase interna um gás, conhecido como propelente, envasado sob pressão. Mousses e espumas são emulsões bifásicas, na qual a fase interna é o gás e a externa é um sólido ou um líquido.
Pó
Veículo formado por substâncias particuladas que são incapazes de se solubilizar em qualquer tipo de líquido (água, alcool e óleos). Os pós são produtos que têm por finalidade cobrir e/ou retirar a oleosidade e a umidade da pele. Na maquiagem, é um dos veículos mais utilizados, como nos pós-faciais, pós-compactos, blush, etc.
Bastão
Veículo que leva em sua composição óleos, gorduras, ceras, pigmentos e corantes, sendo extrusado na forma de bastão e acondicionado em tubo. Existem diversos exemplos de produtos de maquiagem do tipo bastão: bases, batons, lápis delineadores, corretivos etc.
Tendo em mente o uso do produto fica fácil escolher a forma cosmética mais indicada.