por Sonia Corazza
Estamos vivendo uma reviravolta nas fontes emissoras de tendências em cosméticos.
Quando se observa que as tradicionais empresas francesas se inspiram na nossa biodiversidade para lançar novos produtos, significa que o Brasil é fonte.
O convite que um renomada empresa francesa faz para apresentar a linha Caatinga au Brésil, é bem poético: "Mesmo na solidão, a beleza da caatinga brasileira se destaca em gigantes flores que, como um símbolo de esperança, resistem a toda aridez do sertão. Esta é a história de uma lendária planta, um cacto, cujas flores gigantes de fragrância aveludada desabrocham anunciando a chegada da chuva. A linha Mandacaru, com extrato de mandacaru típico da caatinga, celebra a força e beleza deste símbolo do renascer."
Mas não são só os franceses, ancestrais ditadores da moda que andam investigando nossa biodiversidade. Segundo uma conhecida empresa de marketing, além de ser um mercado tremendamente interessante para os investidores estrangeiros, também alemães e japoneses trabalham a extração de frações lipídicas tendo como fonte nossos óleo e gorduras vegetais. Esse interesse pelas fontes lipídicas endêmicas nacionais invadem também a culinária, como mostrou a matéria de capa de um caderno de gastronomia de um jornal paulistano "…quem tem licuri, babaçu, patauá, açaí e murumuru não precisa de azeite para cozinhar. E alguns chefs de norte a sul do País estão descobrindo maneiras de aproveitar a diversidade de óleos extraídos de frutos brasileiros." Se os cozinheiros amam, imaginem os químicos formuladores de cosméticos!
Nos últimos três anos dediquei-me ao desenvolvimento de uma linha inovadora, um projeto tremendamente desafiador: criar uma fábrica cosmética orgânica para um investidor fazendeiro, que já atua no segmento alimentício há anos. O projeto envolveu etapas desde a plantação dos insumos, montagem da estrutura extrativa dos óleos, montagem da unidade fabril tendo como padrão as mais vanguardistas fabricantes internacionais e, obviamente, o desenvolvimento de toda a linha de produtos. Foram mais de três anos de trabalho intensivo, mas o que o mercado mundial verá vai ser o suprassumo do que o Brasil pode oferecer em termos de performance, segurança e criatividade diferenciadas.
Ouvi de um colega da área, italiano de Turim, na minha visita a ele em outubro de 2012, o seguinte questionamento, para o qual fiquei sem resposta: "O que veio você procurar de novo num país como o meu, que já exauriu toda a sua flora a tantos séculos, sabendo que o futuro da cosmetologia está bem no seu umbigo, onde o clima, a terra e a riqueza são ainda tão desconhecidos? Volta prá casa, mulher!" E voltei mesmo….nesse momento que você me lê, é provavel que eu esteja no meio de alguma reserva florestal, desse nosso maravilhoso país, em busca de plantas que possam fazer mais pela sua saúde e beleza!