É possível perceber se ele se aproxima só por interesse?

por Eduardo Yabusaki

Todo início de relacionamento mobiliza uma série de sentimentos e ter preocupações faz parte. Porém, isso não deve ser predominante, caso contrário, o foco desse momento tão importante pode ser desvirtuado.

Continua após publicidade

Quando se vive uma nova paixão o foco deve ser voltado para a intensidade desse começo e das descobertas proporcionadas.

Pode ser importante observar características e atitudes dele, mas mais do que isso, estar atenta aos próprios sentimentos e as demonstrações que vêm da outra parte.

Existem homens que iniciam um relacionamento mais por interesse do que pelos sentimentos, mas é importante saber que a identificação pela condição sócioeconômica também faz parte do processo de conhecimento e descobertas.

É importante ter claro para si o que seja tolerável nesse processo de envolvimento e descobertas. Por mais que possa parecer abominável alguém se envolver afetivamente pensando ou preocupado com questões materiais ou financeiras, é importante reconhecer que esse aspecto também faz parte das pessoas e que para algumas é de extrema importância, enquanto que para muitas outras pode não ter tanta relevância ou ser determinante para um envolvimento com o outro.

Continua após publicidade

Se a atitude do outro a faz insegura, procure observar seus próprios sentimentos, bem como os da pessoa com quem está se relacionando. Esses sentimentos irão lhe indicar o grau de envolvimento entre vocês. Procure não se precipitar ou fazer dessa suposta aproximação por interesse a coisa mais importante entre vocês, procure viver a relação avaliando o que acontece, desprovida de preconceitos.

Insegurança permanente pode indicar que a pessoa não é ideal

Enfim, avalie os sentimentos e emoções vividos por vocês. Se deem a chance de se conhecerem e de se descobrirem juntos, mas se ainda assim a insegurança e o receio de ser só por interesse predominar, talvez ele realmente não seja a pessoa que esteja procurando.

Continua após publicidade

Observe antes de desistir desse relacionamento. Nada irá garantir que frustrações ou decepções ocorram, por mais que se esteja precavida, ainda assim pode-se equivocar ou os rumos podem não dar certo, e quanto a isso não há vacina. Afinal, seria muito tedioso viver um relacionamento em que se soubesse como aconteceria toda sua história.

O sucesso de um bom relacionamento reside na capacidade de surpreender e de mudar. A verdadeira construção de uma vida a dois depende disso: inovação e mudanças. Não tema viver, lide com os acontecimentos: dificuldades ou o sucesso. Seja feliz!

Eduardo Yabusaki - Psicólogo e Sexólogo Especializado em Terapia Comportamental Cognitiva, Terapia de Casal e Terapia Sexual. Coordenador do Curso de Sexologia Clínica ministrado em diferentes cidades há mais de 15 anos. Docente convidado do Curso de Fromação em Sexologia Clínica de BH. Responsável pelo www.vidadecasalbh.com.br