Como reconhecer seu próprio valor e fortalecer sua autoestima? Você sempre se sente “menos” do que deveria ser?
A autoestima é formada na nossa infância, junto com nosso enredo de vida (até os 12 anos).
Dependendo do que nossos pais nos falam e como nos tratam, sentimos que somos importantes, estamos certos, temos Valor.
Ao sermos comparados com outras crianças, desqualificados na nossa capacidade – ou qualquer atributo, criticados, rejeitados, passamos a acreditar que não merecemos ser amados.
Se não mereço ser amado, não tenho valor, preciso buscar “agradar” as pessoas para me consertar e só então serei reconhecido; só então terei minha vida garantida pela figura de autoridade de quem acredito que dependo.
Isso explica atitudes de insegurança de pessoas nos trabalhos, nos relacionamentos, na vida, por mais que tenham se preparado, jamais conseguem confiar em si mesmas.
São pessoas ansiosas, medrosas, não concluem projetos…
Estão frequentemente se comparando com outras pessoas e aguardando que alguém fora, as reconheça e as elogie. Repetem os comportamentos dos pais críticos, porque introjetaram este modelo e têm uma autoimagem distorcida. Sentem-se sempre “menos” do que deveriam ser.
Como reconhecer seu próprio valor e fortalecer sua autoestima?
Para reconhecer seu próprio valor e fortalecer sua autoestima, é preciso construir um Ego Parental interno Nutritivo, que reconheça suas qualidades, superações, experiências, e por que não, suas vulnerabilidades, já que todos nós as temos como humanos que somos.
Não preciso ser Perfeito para “gostar de mim”!
“Sou a única pessoa capaz de me avaliar e a partir desta avaliação do meu Adulto (fatos da realidade), decidir o que quero e preciso modificar em mim, caso julgue necessário.”
Deixo de esperar o reconhecimento externo e assumo a responsabilidade de ser quem sou e me amar dessa forma.
Todo indivíduo é único e possui habilidades que o tornam especial e necessário para compor o todo.
Quando me enxergo inferior, atuo como tal e deixo de colaborar para fazer diferença com minha essência.
Se reconheço meu valor, demonstro quem sou e só assim EXISTO. Não entregue a ninguém o poder sobre sua vida. Você é o seu criador.