O que é dependência emocional?   

A dependência emocional é um estado em que uma pessoa sente uma necessidade excessiva de apoio e validação emocional da outra, geralmente um parceiro, amigo ou membro da família. Veja neste post 10 sinais para poder reconhecê-la…  

Essa dependência pode surgir de inseguranças profundas, baixa autoestima ou traumas e necessidades emocionais não resolvidas.

A pessoa frequentemente busca constante reafirmação e teme a rejeição ou o abandono, o que pode levar a comportamentos possessivos ou subservientes e resignados. Esse estado emocional pode comprometer a autonomia e a capacidade de tomar decisões independentes, resultando em relacionamentos abusivos e desregulados, prejudiciais para ambas as partes envolvidas.

10 sinais de alerta para reconhecer a dependência emocional: 

1. Necessidade constante de aprovação;

Continua após publicidade

2. Medo excessivo de rejeição;

3. Baixa autoestima;

4. Dificuldade em tomar decisões;

5. Sacrifício de necessidades próprias;

Continua após publicidade

6. Medo de ficar sozinha;.

7. Comportamentos subservientes;

8. Ciúmes e possessividade;

Continua após publicidade

9. Foco excessivo no relacionamento;

10. Sentimentos de vazio e desesperança. Agora lembre-se: Curar-se da dependência emocional é redescobrir o poder de ser suficiente para si mesmo. Procure ajuda.

Psicóloga Clínica Cognitivo-Comportamental; Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde - UFP - Universidade Fernando Pessoa em Portugal. Defendeu a sua dissertação com excelência e nota máxima sobre: “A interferência das redes sociais nos relacionamentos”. Especialista em Psicologia da Saúde, Desenvolvimento e Hospitalização – UFRN; Especialista pela Faculdade de Medicina do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP – SP. Foi professora da Pós-graduação em Psicologia – Terapia Cognitivo-Comportamental (Unipê). Há 20 anos atendendo na clínica a adolescentes, adultos, casais e famílias. Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC. Mantém o Blog próprio desde 2008. Mais informações: www.karinasimoes.com.br. Atendimentos com consultas presenciais ou online