Transtorno de Personalidade Narcisista e narcisismo: diferença 

O transtorno de personalidade narcisista e as características narcisistas são frequentemente confundidos pelo senso comum, mas há diferenças importantes entre eles, especialmente em termos de gravidade e impacto na vida cotidiana. Saiba qual é a principal diferença entre ambos.    

Transtorno de Personalidade Narcisista

Trata-se de uma condição diagnosticada pela presença de um padrão persistente de grandiosidade (na fantasia ou comportamento), necessidade de admiração e falta de empatia, que se manifestam em uma variedade de contextos e causam sofrimento ou prejuízo significativo. Pessoas com este transtorno geralmente apresentam: 

Continua após publicidade

1. Grandiosidade

Sentem-se superiores e acreditam que merecem tratamento especial.

2. Necessidade de admiração

Requerem constante atenção e elogios.

3. Falta de empatia

Têm dificuldade em reconhecer ou identificar-se com os sentimentos e necessidades dos outros.

4. Exploração de relacionamentos

Tendem a explorar os outros para atingir seus próprios objetivos.

Continua após publicidade

5. Sentimento de inveja

Podem sentir inveja dos outros ou acreditar que os outros são invejosos delas (na maioria dos casos).

O diagnóstico é geralmente feito por um profissional de saúde mental, baseado em critérios estabelecidos no DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais).

Narcisismo

Já as características narcisistas referem-se a traços de personalidade que podem incluir alguns elementos do comportamento narcisista, mas não são suficientemente graves ou abrangentes para justificar um diagnóstico. Pessoas com características narcisistas podem exibir:

Continua após publicidade

1. Confiança excessiva

Podem ter uma autoconfiança alta que, em alguns contextos, pode ser benéfica.

2. Busca por reconhecimento

Gostam de ser reconhecidas e admiradas, mas não têm uma necessidade insaciável de atenção.

3. Competitividade

Podem ser competitivas e buscar alcançar altos padrões de sucesso.

4. Sensibilidade à crítica

Podem reagir mal à crítica, mas sem a intensidade de alguém com o transtorno.

5. Empatia seletiva

Podem ter empatia em algumas situações, mas podem ser menos sensíveis em outras.

Transtorno de Personalidade Narcisista e narcisismo: principal diferença

A principal diferença entre as características narcisistas e o Transtorno de Personalidade Narcisista é a intensidade e o impacto desses traços na vida da pessoa e naqueles ao seu redor. Enquanto o Transtorno é uma condição debilitante que afeta negativamente relacionamentos e funcionamento diário, as características narcisistas podem ser menos intensas e não causar prejuízos tão significativos.

Costumo dizer que todos podemos exibir características narcisistas em certos momentos, mas o transtorno de personalidade narcisista representa um padrão persistente e disfuncional de comportamento que requer intervenção profissional. Espero que tenham compreendido um pouco a diferença entre os dois. Um transtorno de personalidade é bem diferente de alguém que tem características de personalidade narcisista. Ok?!  Tem uma frase do Papa Francisco que nos ensina sobre os prejuízos do narcisismo: “O narcisismo torna as pessoas incapazes de olhar para além de si mesmas, dos seus desejos e necessidades. Mas quem usa os outros, mais cedo ou mais tarde acaba por ser usado, manipulado e abandonado com a mesma lógica.”

É sobre isso.

Psicóloga Clínica Cognitivo-Comportamental; Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde - UFP - Universidade Fernando Pessoa em Portugal. Defendeu a sua dissertação com excelência e nota máxima sobre: “A interferência das redes sociais nos relacionamentos”. Especialista em Psicologia da Saúde, Desenvolvimento e Hospitalização – UFRN; Especialista pela Faculdade de Medicina do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP – SP. Foi professora da Pós-graduação em Psicologia – Terapia Cognitivo-Comportamental (Unipê). Há 20 anos atendendo na clínica a adolescentes, adultos, casais e famílias. Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC. Mantém o Blog próprio desde 2008. Mais informações: www.karinasimoes.com.br. Atendimentos com consultas presenciais ou online