O que há de novo contra a celulite? 

Estudo publicado no jornal científico, Clinical Cosmetic and Investigational Dermatology, avalia uso de creme corporal associado a ingredientes cosméticos já bem conhecidos, como cafeína, retinol, forscolina…

Você sabia que a celulite afeta até 90% das mulheres com mais de 20 anos de idade, contra apenas 2% dos homens? Mesmo mulheres jovens com índice de massa corporal (IMC) normal podem sofrer dessa disfunção que doa um aspecto, denominado “casca de laranja” na pele. Sem dúvida, o excesso de gordura acumulada piora o quadro dessa dor feminina.

A celulite é um fenômeno complexo que requer uma abordagem de cuidado em muitas frentes diferentes. São muitos os fatores predisponentes, que vão desde o desequilíbrio hormonal, passando pela predisposição genética, estilo de vida sedentário, alimentação desregrada, consumo de bebidas alcoólicas, vicio de fumar, medicamentos que provocam retenção de líquidos, como os corticoides, e até uso de roupas muito apertadas, que atrapalhem a circulação sanguínea periférica. Isso, sem contar os problemas de saúde como distúrbios renais, alterações metabólicas e intestinais e insuficiência venosa.

O que há de novo contra a celulite?

Estudo publicado no jornal científico Clinical Cosmetic and Investigational Dermatology, sobre o uso de um creme corporal associando ingredientes cosméticos já bem conhecidos, como cafeína, retinol, forscolina , um terpeno retirado da planta indiana Coleus forskohlii, extrato vegetal do Lótus Sagrado (Nelumbo nucifera), carnitina e escina, trouxe alguns dados bem interessantes.

Após 84 dias de uso, houve redução da aparência de casca de laranja, com 95% de melhora nas coxas, 65% nos quadris e 80% nas nádegas . E o interessante também é que apesar das voluntárias terem mantido seu IMC, houve redução das medidas.

Os resultados obtidos para diminuição do volume do abdômen deram valores médios de -0,4 cm no dia 28, -0,9 cm no dia 56 e -1,1 cm no dia 84. Para a coxa direita, os valores médios foram de -0,3 cm no dia 28, -0,6 cm no dia 56 e -0,8 cm no dia 84. Para a coxa esquerda, os valores médios foram -0,1 cm no dia 28, -0,4 cm no dia 56 e -0,8 cm no dia 84. Para nádegas, os valores médios foram de -0,4 cm no dia 28, -0,7 cm no dia 56 e -0,8 cm no dia 84 No dia 84, a análise estatística demonstrou que o tratamento teve melhor desempenho na redução da circunferência das áreas do abdômen e das coxas.

No final do período de testes, resumidamente foram encontrados os seguintes resultados: 50% de remodelagem da silhueta, 40% menos retenção de água e 55% na diminuição da visibilidade dos sinais de celulite.

Esses resultados mostram que os ingredientes ativos usados na formulação realmente foram eficazes, sua ação sinérgica melhorou muito a qualidade da pele, mas ainda há muito para ser investigado.

Por enquanto, a gente fica feliz por existir soluções relativamente simples e possíveis em cosméticos para qualificar a pele acometida pela celulite.

Continua após publicidade

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 47 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br