É melhor contar tudo ou omitir certas coisas para não magoar o outro?

por Anette Lewin

Resposta: Quem ama cuida, diz o ditado. Daí que no amor o mais importante é a sinceridade no sentimento. O que falamos deve estar a serviço do que sentimos. Portanto, se em determinada situação, percebemos que as palavras mais prejudicam do que ajudam, é de bom tom omiti-las sim.

Continua após publicidade

Por outro lado, não podemos omitir sempre sob pena de não deixarmos o outro saber o que realmente sentimos. Vale então o bom senso para decidirmos quando omitir, quando revelar e, dependendo da situação, quando mentir! E que atire a primeira pedra aquele que nunca mentiu por amor.

Por favor, me esclareça a diferença entre mentira e omissão
Sou noivo e não admito que minha noiva omita de mim qualquer coisa. Ela alega que faz isso às vezes, porque sabe que eu não vou aceitar certas coisas

Resposta: Omitir é não expor uma verdade enquanto mentir é deturpar uma verdade. Num relacionamento afetivo as pessoas esperam que seus parceiros sejam verdadeiros mas, como sua noiva diz, certas verdades mais atrapalham do que ajudam numa relação. Acho que você deve rever sua posição principalmente quando diz "não admito que omita" e olhar para si próprio, pois certamente  você também já omitiu coisas para não deixar o relacionamento pesado, não é? O que vale, na verdade, é o cuidado que temos com nossos parceiros e, às vezes, uma omissão é apenas uma forma de cuidar.

Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento

Continua após publicidade

É psicóloga graduada pela PUC/SP. É psicoterapeuta de adultos e adolescentes em consultório particular desde 1975 até a presente data. É coach em saúde mental. Vya Estelar quer colocar você, querido leitor(a), ainda mais pertinho de nós. A psicóloga Anette Lewin responderá perguntas enviadas por você sobre relacionamento amoroso, conflitos na vida a dois e conjugal. Esta resposta possui dois formatos: 1º formato: responder as perguntas enviadas por você; 2º) formato: extrair uma palavra em específico de uma pergunta que você enviou (ex: traição). E partir desta palavra, revelar o significado do que sentimos ao nos relacionar. Seu nome e e-mail serão preservados.