por Luiz Alberto Py
A maior parte dos problemas emocionais que embaraça a vida das pessoas se origina de princípios e conceitos mal compreendidos ou mal ensinados.
Frequentemente as pessoas brigam entre si por se sentirem ofendidas por gestos ou palavras. Na maioria dos casos o conceito de ofensivo está mal compreendido.
Certa vez em Portugal, vi o motorista do táxi onde eu estava, ficar transtornado de raiva por ter sido chamado de "*urso" por um colega. Como eu não sabia qual era o significado que eles davam à palavra urso, pude me dar conta de como era ridículo alguém se ofender por tão pouco. Um insulto muitas vezes é apenas uma convenção. Quando eu era criança, o desafio para uma briga vinha através de pisar no chão cuspido pelo adversário.
Isso nos leva a pensar sobre o que é de fato a honra e a dignidade pelas quais muitos estão dispostos a matar e a morrer.
Nossos valores estão baseados em crenças que desenvolvemos desde a infância. E não são apenas crenças religiosas, mas também culturais. Somos ensinados a acreditar que determinadas coisas são certas e belas e outras erradas e feias. Ao nos tornarmos adultos precisamos revisar nossas crenças éticas, morais e estéticas para determinar, pelo raciocínio, quais os valores que nos são realmente importantes.
*Urso: homossexual ou homem burro.