por Danilo Baltieri
Resposta: Existem alguns relatos de caso publicados na literatura internacional sobre o beneficio da hipnose no manejo de pacientes com quadro de abuso de substâncias. No entanto, os estudos sobre a aplicabilidade desse processo no tratamento da dependência química são bastante escassos, o que não nos autoriza a defender nem tampouco contraindicar como um método de tratamento para esses casos. São necessários mais estudos clínicos para avaliar a efetividade desses métodos para o tratamento dos casos.
No entanto, nada impede que, para alguns pacientes, desde que adequadamente avaliados por especialistas em dependências químicas, seja recomendada alguma forma de terapia, como um adjunto a outras formas de abordagem médica e psicossocial.
Abaixo, ofereço interessante referência sobre o tema:
Margolin, A., Avants, S. K., & Kosten, T. R. (1994). Cue-elicited cocaine craving and autogenic relaxation. Association with
Atenção!
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento.