A pele sofre de ansiedade: você sabia?

Com o objetivo de bloquear a ação nociva da ansiedade sobre a pele, a indústria cosmética extraiu frações de uma planta chamada Rosa Esteva – nome botânico Cistus incanus

Vivemos um mundo de estado permanente de combate a desafios nunca antes enfrentados pela humanidade. A rapidez da informação acaba sempre chegando com as piores notícias de todo o planeta. E isso afeta o nosso cérebro, gerando um quadro de ansiedade fora do controle, que se transforma em danos para o corpo inteiro, inclusive para a pele.

Anxy aging: o que significa esse termo?

Esse termo novíssimo, que acaba de aterrissar na área da cosmetologia, se refere ao envelhecimento da pele causado pelo estresse fora de controle e pela ansiedade advinda de fatores externos. O que acontece neste estado é uma ativação excessiva das células de defesa imunológica da pele, que acabam produzindo localmente hormônios de estresse, incluindo o cortisol, que causam a inflamação e deterioração das células da pele, vejam que loucura! Pele inflamada é pele super-reativa e sensível, desqualificada para exercer suas funções vitais. E envelhecida antes do tempo…

Continua após publicidade

Novidade na cosmética promete bloquear a ansiedade ‘sofrida na pele’

Sabemos que a prática da meditação bloqueia a produção de substâncias antiinflamatórias. Pois bem, se o que acontece no ambiente externo da nossa vida é capaz de estragar tudo dentro do nosso corpo e atacar até a boa qualidade da ele, algumas plantas que crescem em ambientes desafiadores, como o deserto, desenvolveram ferramentas de autossobrevivência que mostraram aos cientistas potencial uso para bloquear a ação nociva da ansiedade sobre a pele.

A Rosa Esteva, cujo nome botânico é Cistus incanus, é uma planta endêmica do deserto israelense, que sobrevive ao frio extremo e à alta radiação solar, à seca e à falta de outras condições de vida mais favoráveis. Quando estudada em laboratórios de pesquisa de vanguarda, as frações extraídas da Rosa Esteva confirmaram que elas têm a capacidade de bloquear a atividade do receptor inflamatório CRH-R1, devido ao seu alto conteúdo em Miritricina, um potente ativo antiefeitos da ansiedade na pele.

E o mais incrível é que dos ramos rosados da Esteva se obtém uma resina denominada Ládano, ancestralmente usada em incensos para meditação, que exala um perfume, ambarado e amadeirado, muito apreciado.

Para concluir, as plantas já sabem como resolver todos os problemas, pois estão aqui no nosso planeta há mais de 300 milhões de anos. Vamos dar mais atenção a elas!

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 47 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br