Acho que meu marido tem um filho com outra

E-mail enviado por uma leitora:

“Olá boa noite! Estou num relacionamento há dois anos e oito meses. A ex do meu marido veio na minha porta dizer que estava esperando um filho dele. Ele teve que me confessar que tinha ficado com ela realmente. Desde então, quis me separar, mas ele não aceita porque ele diz que o filho não é dele, porque ela tinha um namorado casado. Então vivo nessa angústia… a bebê vai fazer um ano agora em maio. Cobro o DNA, mas percebo que ele pensa que dando um tempo a mais… vou me acalmar, mas é o contrário, meu ódio aumenta a cada dia por isso.”

Continua após publicidade

Resposta: Sua relação é uma relação complicada, cheia de incertezas, mentiras, falta de confiança. Você quer se separar, mas aguarda o resultado de um exame de DNA para tomar uma atitude.

A pergunta que se faz é a seguinte: será que um exame de DNA, mesmo acusando que ele não é o pai da criança, pode garantir a sua tranquilidade nesse relacionamento? Você só ficará com ele se for comprovado que o filho não é dele? Se agir desse modo, estará jogando a responsabilidade ao acaso, pois a traição aconteceu, independentemente do real pai da criança. Assim, pense bem antes de definir sua situação apenas pelo resultado do teste.

Questões para você refletir…

Você diz que seu sentimento por ele, no momento, é de ódio. Nenhum relacionamento sensato pode evoluir bem tendo o ódio como base. Avalie o que pode fazer esse sentimento de ódio se transformar num sentimento mais compatível com uma relação saudável: o filho não ser dele? Uma promessa de que ele vai mudar? Você ter um filho com ele? A maneira como ele trata você? Sim, você precisa entender se alguma atitude dele ou sua podem melhorar esse vínculo.

Continua após publicidade

Digamos que ele lhe trate muito bem, independentemente da traição cometida. Será que, para você, isso seria o suficiente para você decidir continuar com ele? Ou, para você, a traição jamais será esquecida ou perdoada independentemente do comportamento dele?

Essas reflexões, provavelmente, são mais importantes para a sua tomada de decisão, do que ele ter ou não um filho com outra mulher. Mas a decisão é sua, só você sabe o que é capaz de aceitar num relacionamento e o que jamais aceitará.

A expectativa idealizada X a realidade do relacionamento

Continua após publicidade

Todo relacionamento envolve expectativas idealizadas na cabeça de quem se envolve com um par amoroso. Certamente, em algum momento, as decepções chegarão e colocarão o ser amado num patamar mais realista. E é nesse momento que a verdadeira escolha se realizará; é aí que o casamento será colocado à prova para que sua força e saúde sejam realmente testados.

Você tem nesse momento ao seu lado, uma pessoa que se mostrou como realmente é. Será que é essa a pessoa com quem você quer continuar se relacionando? Essa pessoa te completa em algum aspecto? Você ainda se sente atraída por ela? A mancha da traição pode ser suportada por você? Tente responder a essas e todas as outras questões que possam passar pela sua cabeça; depois, ponha os prós e os contras na balança e veja para que lado ela pende. Só aí tome sua decisão.

Atenção!

Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.