Acho que o meu namorado me esconde um segredo

Fazê-lo falar o que não quer, de uma forma impositiva ou não, pode ser um tiro no pé…

E-mail enviado por uma leitora:

Continua após publicidade

“Meu namorado parece esconder algo que eu não sei. Já dialogamos várias vezes. Parece que tem um segredo que não tem coragem de me revelar. Como faço para ele abrir o jogo?”

Resposta: Sua pergunta é bem interessante. Se seu namorado tem um segredo, pensando que isso não seja uma hipótese, e sim uma verdade, e ele não quer te revelar, imagino que o seu desejo em saber, é porque pode ter algum tipo de risco à sua relação.

Fazê-lo falar o que não quer, de uma forma impositiva ou não, pode ser um tiro no pé, até porque nada forçado ou fazê-lo abrir o jogo (como escreveu em sua pergunta), pode levar a relação para um caminho mais arenoso e não tão próspero. Se você não confia nele, talvez a pergunta certa a fazer é: Por que estou numa relação onde não confio no que o outro me diz?

O que eu quero dizer é: se ele tiver um segredo (de verdade, e não uma hipótese), o que seria imperdoável ou avassalador para a relação de você? Exemplos: traição, dívidas, problemas interpessoais etc.

Continua após publicidade

Como conduzir essa situação?  

Talvez a maneira mais fácil de tentar tornar a relação mais comunicativa, e assim te trazer mais segurança, é você dizer o que lhe dá medo e pedir que ele reflita sobre isso, e que converse abertamente sobre esses medos e a partir daí formular combinados sobre essas questões.

Exemplo 1: Se você pretende-se casar civilmente e ele foi casado e não se separou legalmente, dizer que isso é um valor seu e não gostaria de abrir mão e como isso pode ser conduzido.

Exemplo 2: Se ele tem um(a) antiga(o) namorada(o) que pega no pé, ou então, manda mensagem diariamente, dizer sobre como se sente e ver se ele quer mudar essa situação ou deseja permanecer. E, a partir da resposta dele, você pensa e reflita no que você quer fazer, seguir com a relação, terminar etc.

Às vezes nos sentimos inseguros nas relações amorosas porque o nosso histórico de relacionamento não foi tão favorável, quando digo relacionamento não é somente amoroso, pode ser ele: familiar, profissional, amizade. Talvez entender o motivo original que possa te deixar insegura, ou com essa “pulga atrás da orelha”, possa lhe ajudar nessa relação e em outras futuras.

Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Continua após publicidade

Psicóloga Clínica, Psicodramatista pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS), cursando nível II e III na Sociedade Paulista de Psicodrama e Sociodrama (SOPSP) e Terapia de Casal no Instituto J L Moreno. Pesquisadora no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas FMUSP no PRO AMITI no setor de Amor Patológico e Ciúme Excessivo. Vice-presidenta da Associação Viver Bem