Ácido hilaurônico: já ouviu falar?

O ácido hialurônico (HA) é uma molécula naturalmente produzida pelo corpo humano e encontrada em várias regiões, como ossos e músculos, mas principalmente é um componente presente na pele, produzido pelos fibroblastos, que são os fabricantes naturais de colágeno e elastina existentes na pele. Sua maior função é ser responsável pela hidratação da pele.

Como é obtido o ácido hilaurônico?  

Continua após publicidade

O ácido hilaurônico usado em fórmulas cosméticas é obtivo por biotecnologia ou por fracionamento do ácido hialurônico de alto peso molecular para obter frações menores, de maior penetração na pele. Dependendo do peso molecular, esse ativo pode desencadear uma ação diferente na pele. Ou seja, as variantes de alto peso molecular criam um filme sobre a superfície da pele, diminuem a perda de água e mantém os níveis de hidratação.

Já os de baixo peso molecular têm melhor penetração na pele e alta atividade biológica, isto é, aumentam muito a hidratação, modulam e equilibram a produção do sebo cutâneo e aumentam a espessura da pele. As variantes bem pequenas são capazes de doar hidratação imediata e duradoura, mudar drasticamente a textura, reduzir rugas de expressão, reduzir poros e doar maior elasticidade a pele.

Por que usar?

Com o passar dos anos, mais intensamente a partir dos 30 anos, a produção natural de ácido hilaurônico decai, reduzindo o nível de absorção e hidratação da pele, dando lugar aos primeiros sinais do envelhecimento e linhas de expressão.

Continua após publicidade

Ácido hilaurônico regula vários processos biológicos    

Um trabalho científico intitulado “Hyaluronic acid, a promising skin rejuvenating biomedicine“ publicado em 2018, no International Journal of biological macromolecules mostrou que os ácidos hilaurônicos desempenham papel multifacetado na regulação de vários processos biológicos, como reparadores de pele, diagnóstico de câncer, cicatrização de feridas, regeneração de tecidos, anti-inflamatório e até imunomodulação.

Devido ao seu notável potencial biomédico e de regeneração tecidual, o ingrediente tem sido empregado como um dos componentes imperativos em produtos cosméticos e nutricosméticos.

Continua após publicidade