por Patricia Davidson Haiat
Fatores como idade, tabagismo, consumo de álcool, estresse e exposição à radiação solar são responsáveis pelo processo de envelhecimento da pele.
Porém, uma das principais razões apontadas pelos pesquisadores como responsável por essa ação é o desequilíbrio do mecanismo de defesa antioxidante, que diminui a capacidade de combater o excesso de radicais livres.
A produção excessiva desses radicais danifica as células, promovendo alterações na função e aparência da pele.
A carência de nutrientes, como vitaminas A, C, E, e minerais como selênio e zinco, pode acelerar o envelhecimento cutâneo.
Os polifenóis e flavonoides presentes em alimentos como chá verde, suco de uva, morango, maçã, cebola, brócolis, nozes e sementes atuam na fotoproteção da pele.
Propriedades nutricionais dos alimentos que promovem proteção, saúde e beleza da pele
Alimentos ricos em vitaminas:
Vitamina A: abóbora, manga, brócolis, cenoura, salsa, gema de ovo e mamão;
Vitamina C: acerola, caju, manga, goiaba, morango, salsa e couve;
Vitamina E: grãos de cereais e seus óleos, azeite, peixes e ovos;
Alimentos ricos em minerais
Selênio: castanha do Brasil, nozes, tomate, lentilha
Zinco: cereais integrais, banana, castanha do Brasil, amêndoas, nozes, feijões, grão-de-bico, carnes magras também promovem a proteção, saúde e beleza da pele.
Alimentação de baixa alergenicidade, respeitando a individualidade bioquímica detectada através de avaliação com profissionais capacitados reduz gatilhos pró-inflamatórios e preserva a integridade das células.
A ingestão de água, muitas vezes esquecida, possui papel fundamental na hidratação da pele e bom funcionamento intestinal. O ideal seria o consumo de 4 a 5 copos de manhã e repetir a tarde.