por Eduardo Yabusaki
Essa situação é muito comum. Entretanto, é importante esclarecer que em parte esse apaixonamento entre aluna e docente pode acontecer de forma unilateral e idealizada. Afinal, o professor tem naturalmente uma posição privilegiada de detentor de conhecimento, sabedoria e experiência, o que o torna um ser envolvente, atraente e interessante, pela sua posição imposta pela estrutura do processo de aprendizagem.
É sempre muito importante avaliar quem realmente está por trás dessa figura emblemática (o mestre), que pode ser tudo isso, fazendo com que o interesse possa ser fundamentado na cisão desses dois lados: primeiro o do papel de professor e segundo o de homem interessante… e dessa forma despertar interesses extra-acadêmicos. Entretanto, há de se cuidar ou evitar a manifestação desses sentimentos em ambientes que possam ter efeitos constrangedores para ambos.
Se o sentimento despertado for mesmo significativo, é importante avaliar se pode ser correspondido, para que a frustração não seja maior que a paixão vivida. Portanto, observe e verifique se pode haver algum grau de reciprocidade; se negativo, é melhor pensar duas vezes antes de continuar nutrindo esses sentimentos ou fantasias. Se não houver a menor indicação que possa existir algum interesse da parte dele, não vale a pena se expor ou ter qualquer iniciativa em despertar a atenção dele, afinal o risco de não dar certo é muito alto.
Caso haja algum tipo de manifestação da parte dele, ainda assim, é preciso ter cuidado para que não venha a comprometer a relação inicial principal, que é de professor e aluna, o que tornaria a aproximação eticamente inviável, portanto atente para algumas questões.
Cinco cuidados ao paquerar seu professor:
1. Antes de dar vazão ao seu apaixonamento, observe e verifique se há algum interesse da parte dele, para que não se exponha demais e passe por algum constragimento sem necessidade;
2. Ser discreta é sempre uma boa alternativa em situações de risco como essa. Afinal, a relação professor/aluna está acima de qualquer outro assunto;
3. Procure situações externas à escola para uma aproximação maior; evite o local de trabalho dele e de seu estudo para que não corra o risco de interferências negativas;
4. Se seus sentimentos são mesmo significativos e intensos – e perceber que é correspondida – arrisque e acredite, pois vale a pena viver emoções intensas que podem conduzir a uma grande paixão e mesmo a um grande amor;
5. Oportunidades surgem independente da relação que exista, seja: professor/aluna, chefe/subordinada, e assim, sempre que existirem pessoas envolvidas tudo pode acontecer, portanto não tenha receio, mas sim cautela e cuidado.
Não tenha medo de ser feliz, invista sempre que seus sentimentos mostrarem que vale a pena.