por Tatiana Ades
A sociedade vai mudando e junto os comportamentos e relacionamentos. Com isso, as possibilidades de amar de forma mais livre se ampliam.
Uma dessas formas é a amizade colorida. Essa nada mais é do que a atração física entre duas pessoas que passam a ter relações sexuais. De repente, de uma amizade no começo, assexuada, pinta uma atração física.
Elas não querem namorar, nem assumir um compromisso e nem quebrar essa amizade… Então, de comum acordo, se envolvem fisicamente, mas concordam em não cruzar a linha da amizade para um relacionamento sério.
O que diferencia a amizade colorida do relacionamento aberto?
Numa amizade colorida, não há vínculos que não os de amizade. E ninguém é de ninguém. Ficar é esporádico e depois de satisfeita a atração física, o relacionamento continua como se nada tivesse acontecido. Cada um pode apaixonar-se por outra pessoa. Não há ciúmes, não há nenhum contrato.
No relacionamento aberto, há um contrato entre o casal: aceitam-se escapadas sexuais, mas fica proibido o envolvimento emocional com outra pessoa que não o seu par oficial. Se surgir uma paixão, amor ou interesse além do sexual, há ciúme e traição.
É mito ou verdade dizer que não existe amizade entre homens e mulheres?
Do meu ponto de vista existe, sim! Muitos homens e mulheres têm relações de amizade duradouras, verdadeiras, sem nenhum apelo sexual. É uma amizade “tipo irmão”.
O que acontece é que muitas pessoas têm preconceito e gostam de fazer piadas sobre tais relações e acabam instigando esse mito.
Há quem defenda ser impossível não haver atração física entre homem e mulher. Uma equipe de professores da Universidade de Wisconsin-Eau Claire, nos Estados Unidos, resolveu ir atrás dessa resposta.
Segundo um estudo conduzido por eles e divulgado no começo desse ano, os homens são os que mais demonstram atração pelas amigas. A pesquisa foi feita com 400 adultos, com idades entre 18 e 52 anos, que cultivavam uma amizade com pessoas do sexo oposto.
A maioria dos entrevistados afirmou sentir ao menos um nível de atração pelo amigo ou amiga. Os homens, além de sentirem mais atração do que elas, também revelaram mais disposição a ter um encontro amoroso com as amigas do que as mulheres com os amigos.
Seis regras para uma amizade colorida poder dar certo:
1ª) Para uma "amizade colorida" poder dar certo as regras precisam ser claras entre os parceiros.
2ª) Ninguém é de ninguém: na amizade colorida nada impede que ambos fiquem envolvidos e apaixonados por outras pessoas.
3ª) A amizade colorida deve ser encarada de maneira 'leve', sem cobranças, sem brigas e cada um vive a sua vida, mas sempre com respeito ao outro.
4ª) Receber ligações no dia seguinte? Um jantar romântico? Um presente? Apresentar amigos e familiares? Nem pensar!
5ª) O difícil é quando desejamos terminar uma amizade colorida sem perder a amizade do parceiro envolvido. O melhor jeito é conversar. Afinal, o maior sentimento entre esse par é a amizade, não é? A partir do momento em uma das partes não está mais disposta a continuar com esse tipo de envolvimento, é importante colocar-se, ser sincera e deixar claro que não pretende estragar a amizade e que o círculo de amigos continuará o mesmo.
6ª) Sinceridade desde o começo de um relacionamento desse tipo é o primordial. A amizade colorida só vale a pena se as duas partes estão conscientes e felizes com a situação.
Diferença entre amizade colorida e ficar
Na amizade colorida também há um sentimento muito forte de carinho pela pessoa. Afinal, ela é amiga. Uma amizade colorida é algo mais duradouro do que o ficar: acontece mais vezes. Já ‘ficar' pode ser com qualquer desconhecido e acontecer uma vez só ou poucas vezes.
Engana-se quem acha que as pessoas topam uma amizade colorida apenas por não se sentirem preparadas para uma relação séria. Nem sempre é assim. Às vezes, as pessoas gostam de se sentir livres e sentem atração sexual por um amigo próximo. Por desejarem continuar solteiras e sem abrir mão do sentimento que existe com o amigo colorido, elas topam esse tipo de relação. Essa amizade amizade colorida pode pintar entre amigos de infância, do dia a dia, da faculdade, do trabalho e de outras situações.
Relacionamento livre e consequências
Querida leitora, você deve ter percebido que fui dividindo as formas de se relacionar falando em ficar, relacionamento aberto e amizade colorida. É preciso estar atenta a eventuais mudanças que podem ocorrer dentro desses relacionamentos, pois embora o casal tenha determinada combinação na teoria, na prática, podem ocorrer infinitas consequências.
Não é impossível de uma amizade colorida florescer um amor sincero e uma relação duradoura – mas isso não deve ser esperado por quem entre nesse tipo de relacionamento.
Quando os dois passam a ficar juntos com mais frequência, passam a sentir mais falta um do outro, passam a trocar mais mensagens carinhosas e planejam um jantar romântico…, nesse ponto, sem perceber, o casal já fez uma transição dessa amizade para o início de uma relação amorosa.
Mas pode acontecer de um dos dois querer terminar com a amizade colorida e o outro não. Ou de você ver o seu amigo colorido com uma outra pessoa. Será possível nesse caso que a amizade entre vocês continue? Por isso, veja se você está preparada para essa modalidade de relacionamento mais livre.