por Eduardo Yabusaki
Essa é uma pergunta comumente feita num momento de crise pessoal, de insatisfação e marasmo no relacionamento.
Mais importante do que não ter respostas, é ter a tranquilidade para refletir sobre o que acontece, ou não, e como isso pode estar associado à vida a em parceria ou não. É muito comum a pessoa estar insatisfeita na vida, seja por frustrações profissionais ou financeiras e acabar descontando no relacionamento, que pode nem estar ruim, mas pelo fato de não promover grandes emoções, acaba entrando no mesmo contexto, misturando as estações.
Afinal, é possível ser feliz mesmo que o par tenha atitudes que a gente não goste?
Sim, claro que é!
Certamente ele (a) tem muitas qualidades e virtudes que um dia fizeram com que você se unisse a ele (a) e o (a) amasse. Portanto, é importante reconhecer isso tudo e não só ficar olhando para outros relacionamentos comparando-os com o seu. Além do mais, não há situação que não possa ser resolvida com uma boa conversa e uma boa dose de generosidade de ambas as partes.
Não tenha receio de manifestar o que te incomoda, pois só assim o outro poderá ter a dimensão do problema e assim talvez se dispor a mudar.
O par muitas vezes não faz o que você espera, não por não querer ou não saber fazer, mas talvez por simplesmente não saber como isso pode ser importante para você.
Portanto, mais uma vez o diálogo pode ser o caminho para a resolução.
Mais do que ficar se lamentando ou insatisfeito (a), procure estimular coisas no outro que você goste.
Olhar para ou outro como parceiro é o que pode realmente fazer com que a troca e a complementação possam acontecer.
Portanto, ao invés de ficar só na expectativa, seja um agente de mudança dentro do relacionamento, seja pró-ativo (a), busque o bem-estar e a boa convivência.
Quatro dicas para promover mudanças positivas no relacionamento:
1ª) Acredite sempre no outro, as mudanças fazem parte de nossas vidas;
2ª) A boa comunicação é sempre o caminho para o entendimento;
3ª) Sempre manifeste seus desejos e expectativas;
4ª) Seja pró-ativo (a), tenha iniciativa, não fique esperando.