por Anette Lewin
Não se pode determinar uma regra para esse tipo de situação. Depende de uma série de aspectos… Em principio, segundo as regras tradicionais, o " cavalheiro" se deslocaria para ver a "amada". Mas muitas vezes, as "amadas" por insegurança , ansiedade ou impaciência tomam a frente.
Vale ressaltar um aspecto sempre importante nos relacionamentos: regras estabelecidas no início tendem a perdurar. Mudar algo que começou de um jeito não é muito fácil!
Portanto, voltando à reflexão sobre quem deve se deslocar no inicio do namoro, cuidado mocinhas ansiosas! Os cavalheiros podem se acomodar e vocês se sentirão em posição desigual no relacionamento.
Quando, numa situação diferente, o deslocamento se dá por uma conveniência para ambos, em geral não faz diferença quem vai se deslocar. Mesmo assim, a alternância acaba sendo a resolução mais lógica.
Regras de boas maneiras estão sendo substituídas por regras de bom senso. Homens e mulheres já têm um grau de independência quase igual, portanto devem compartilhar a dedicação e o esforço em seu relacionamento afetivo.
Ainda vale o cavalheirismo masculino principalmente no que envolve aspectos físicos. Afinal, certas tarefas ainda são mais fáceis para homens do que para mulheres. Mas o mais importante continua sendo o constante reequilibrio no quesito generosidade. É o que acaba fazendo com que um relacionamento perdure.