Amor romântico: é mito ou faz bem?

Mito do amor romântico: veja 4 dicas para você não cair na armadilha de querer encontrar sua alma gêmea ou cara-metade a todo custo

Na minha prática clínica, percebo o quanto as pessoas enfrentam dificuldades em seus relacionamentos ou na busca de um par amoroso.

De um lado, observo aqueles que racionalizam tudo o que vivem com outra pessoa. Do outro, pessoas que idealizam o que querem viver, romanceando exageradamente o que esperam do seu relacionamento. É exatamente aí que os problemas surgem, pois pessoas que buscam viver um relacionamento, mas com expectativas muito diferentes, podem ter a evolução desse relacionamento prejudicada ou levá-lo à falência.

O amor romântico é um aspecto importante. Afinal, cria condições que podem favorecer o envolvimento entre as partes. Entretanto, é importante que se tenha cuidado para que essa perspectiva não acabe vinculada a idealizações, além do que a realidade possa proporcionar.

Continua após publicidade

4 dicas para não cair na armadilha do mito do amor romântico

1ª Querer encontrar sua alma gêmea ou cara-metade a todo custo

Não que isso não possa acontecer ou não exista, mas é preciso cuidado para não criar mais expectativas além do que se esteja vivendo. Por vezes, fixa-se em idealizações intangíveis e deixa-se de curtir, de levar em consideração todas as virtudes (tudo de bom!) que se vive na relação.

2ª O amor romântico deve ser eterno

Sentimentos não são eternos, eles vêm e vão. O amor romântico acontece com intensidade no começo do relacionamento e vai amenizando com o seu amadurecimento (tempo). Mesmo que ele deixe de existir, pode tranquilamente ser restabelecido.

3ª O amor romântico deve emergir espontaneamente

Ele pode não acontecer! E se não acontecer, o relacionamento é inviável? Cuidado com estas condicionantes! Nada é por que tem que ser ou deveria ser. Muitas vezes a tão esperada espontaneidade acaba não acontecendo. Mas se não está como gostaria, nada impede de se conduzir para que caminhe nessa direção. O amor é uma construção. Logo, pode-se buscar o que se deseja. Não fique nas expectativas frustradas e busque o que quer para o seu relacionamento. Sempre através do diálogo e aberto a ouvir o seu parceiro(a) com cumplicidade e empatia. Amar requer também uma certa dose de generosidade.

4ª O amor romântico possuir o mesmo significado para o par

Lembre-se sempre que o amor romântico é uma criação subjetiva e que cada pessoa constrói e dá significado conforme sua história de vida. Portanto, seu significado é individual. Assim, o que for para você uma manifestação desse forma de amar, pode ser diferente para o seu par.

Continua após publicidade

O amor romântico é sem dúvida uma essência importante para os relacionamentos. Porém, não vai estar presente de modo permanente. Então, a sua existência depende fundamentalmente do quanto o par se permite e estimula esse ‘sentimento’. Se sentir falta, não espere… faça acontecer e seja feliz!

Eduardo Yabusaki - Psicólogo e Sexólogo Especializado em Terapia Comportamental Cognitiva, Terapia de Casal e Terapia Sexual. Coordenador do Curso de Sexologia Clínica ministrado em diferentes cidades há mais de 15 anos. Docente convidado do Curso de Fromação em Sexologia Clínica de BH. Responsável pelo www.vidadecasalbh.com.br