Como lidar com a ansiedade, sensação de sobrecarga e de tempo escasso? Entenda a melhor maneira de lidar com essa situação.
“Estou sentindo uma ansiedade no trabalho… tendo uma sensação que o tempo não vai ser suficiente… mas no final consigo dar conta. Mas essa ansiedade está me atrapalhando a organizar as minhas tarefas… por conta dessa ansiedade, me sobrecarrego e quando vejo que dei conta, penso que não precisava ter me sobrecarregado com tantas atividades seguidas, pois acabo às vezes encerrando as atividades antes do deadline estabelecido. Mas não consigo me libertar disso, me acalmar para fazer diferente. O que pode estar acontecendo? Como saio dessa situação de achar que o tempo no dia seguinte será escasso? Caso possam me ajudar, fico agradecida.”
Resposta: Existem algumas estratégias para lidar com a ansiedade que podem ser aplicadas no dia a dia, facilitando a forma com a qual você se relaciona com os motivadores que desencadeiam a ansiedade, veja:
Terapia em primeiro lugar
Em primeiro lugar, se mesmo quando você consegue dar conta, se sente mal, é necessário buscar terapia (sempre com psicólogo) para entender as raízes dessa autocobrança. Não tem como procrastinar esse cuidado com a sua saúde mental. Sem isso, nada que eu sugiro abaixo vai funcionar 100%. Com esse atendimento, o profissional vai ver a necessidade de indicar tratamento psiquiátrico para alívio e reorganização da mente e, certamente, te apoiará profundamente revelando as origens dessa questão e como lidar com esses sentimentos.
Gestão da rotina
Faça uma agenda e cumpra os compromissos a que se propôs. Use um calendário na parede, uma folha, cartolina ou algo do tipo, que possa auxiliar no estabelecimento de uma agenda que inclua todas as atividades que precisa realizar, tanto pessoais quanto as profissionais. Faça algo físico, não pelo celular, para que você possa “ver” as tarefas se cumprindo, seja riscando, dando um “check” ou outra forma que lhe agrade. Assim o cérebro ficará mais satisfeito.
Exerça a fé
Independente de qual seja sua crença, pense no que te faz ter esperança, acreditar e seguir em frente. A fé nos faz compreender o que não conseguimos entender puramente com a consciência, nos deixando mais fortes e preparados para o dia a dia.
Divirta-se e faça atividade física
Encontre maneiras de estimular seu bem-estar, saindo da rotina. Busque por atividades que você gosta, estimulando diferentes áreas do cérebro. Além disso, já está mais do que comprovado que praticar exercício físico é bom para o corpo e para a mente.
Compartilhe sentimentos
Busque amigos e familiares, compartilhar funciona como uma válvula de escape. Quando a ansiedade bater, não se isole. Ter com quem desabafar faz com que a tensão diminua e alternativas sejam encontradas.
Dê o devido valor
Comece a dar o tamanho correto para cada emoção e situação, sem se desesperar, identificando as fontes de estresse. Faça o exercício de anotar as emoções para compreendê-las, lembrando os desencadeadores de cada situação. Colocando em ordem e fazendo o exercício da escrita você poderá entender qual situação é acompanhada de qual emoção e lidar melhor com os conflitos.
Pratique relaxamento, meditação e respire de maneira adequada
Quando respiramos adequadamente, mostramos ao nosso corpo que estamos atentos a ele. Quando relaxamos e meditamos, conseguimos gerar foco para o momento. No começo pode ser difícil, mas, com a prática, você conseguirá treinar sua mente para a direção correta, deixando a ansiedade de lado, minimizando os seus efeitos.
Organize-se
Quando tiramos da frente o que não precisamos, setorizamos, fazemos listas e organizamos, usamos menos energia para realizar as atividades pessoais e do trabalho; isso fará com que você se sinta no controle das situações. Quando priorizamos e medimos o tempo necessário para cada tarefa, colocamos o que é importante em seu lugar, lidando de maneira adequada com as urgências e problemas de última hora.
Pare de tentar controlar tudo
Aceite que muitas coisas fugirão ao seu controle e que você não tem domínio sobre todas as situações. Portanto, ao invés de abraçar a reclamação, foque naquilo que realmente depende de você, gastando sua energia com o que fará diferença e promoverá a mudança.