Ansiedade no trabalho home office: como superar?

A ansiedade no trabalho home office acontece por esse esquema exigir muito da gente; sem contar outras preocupações que estão na nossa cabeça

E-mail enviado por um leitor:

Continua após publicidade

“Nesse esquema de trabalhar em home office na pandemia minha mente tem ficado dispersiva ao extremo e isso está prejudicando a minha interação com as pessoas nas reuniões online. Isso está me dando uma certa ansiedade e tenho medo de deixar a peteca cair. O que pode estar acontecendo comigo? O que preciso fazer para poder sair disso?”

Resposta: Nessa época de pandemia, que já está se estendendo por muito tempo, é comum ficarmos ansiosos e dispersivos. Como já disse em respostas anteriores: sentir ansiedade nesse período de pandemia pode ser uma resposta emocional adequada a esse momento. Pois trata-se de um período extremamente SUFOCANTE para todos nós!

Embora estejamos em casa, o trabalho em home office exige muito mais de cada um de nós. Não é apenas o trabalho em si, mas há outras preocupações a ocupar a nossa mente.

O próprio estado sanitário nos preocupa, afazeres de casa, filhos e as demais atividades parecem que se concentram em uma só “caixinha”: a nossa cabeça!

Continua após publicidade

Assim, vejo como algo natural, porém não benéfico, nossa atenção, nosso foco acabar por se dispersar.

Dicas para lidar com a ansiedade no trabalho home office

Então, acho importantíssimo, além de ter uma agenda rígida de trabalho, fazer exercícios físicos, relaxar um pouco, procurar sair das questões mais amplas que não temos como resolver.

Assim, conseguimos equalizar nosso dia a dia e focarmos no que é realmente importante!

Continua após publicidade

Não se preocupe! Relaxe, respire fundo, faça pausas entre uma atividade e outra, procure fazer alguma atividade física, por menor que seja. Boa Sorte!

Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Psiquiatra e psicoterapeuta. Obteve Titulo de Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP e o de Doutor em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina na USP. Escreveu os seguintes livros sobre relacionamento amoroso: Casamento missão (quase) impossível; Ciúme: O medo da perda; Ciúme: O lado amargo do amor