por Sonia Corazza
Estou feliz! Nada une mais os brasileiros que a Copa do Mundo! Nem religião, nem política, nem preferências musicais, culinárias etc. Só o futebol, vejam que incrível! O país para, se encanta, sofre, torce, se alegra, que fantástico.
Se é tempo de verde e amarelo, hoje vou dar dicas de substâncias naturais que podem ajudar na sua beleza inteligente, agregando benefícios reais para sua pele, corpo e cabelos.
Na pele: força do amarelo do Brasil
Este é fácil…. os vegetais amarelados são ricos em betacaroteno, que é um precursor da vitamina A e fantástico para a pele. Escolhi alguns amarelos especiais veja só:
Abacaxi (Ananas sativus)
Além de ser uma delícia, o fruto do abacaxi apresenta propriedades adstringentes, nutrientes e amaciantes e é indicado para utilização em fórmulas para limpeza profunda da pele oleosa.
Para preparar um esfoliante biológico de abacaxi é preciso bater uma fatia da fruta no liquidificador, e aplicar imediatamente na pele, massageando por 1 a 2 minutos a pele do rosto, evitando as áreas ao redor dos olhos e lábios
Banana (Musa cavendishii)
A banana é uma fruta de alto valor nutritivo, muito rica em açúcares e sais minerais, principalmente cálcio, potássio, fósforo e ferro e vitaminas A, B1, B2 e C. Devido às suas propriedades emolientes, hidratantes, nutrientes e remineralizantes a banana é muito boa para revitalizar a pele cansada. Basta amassar a fruta e aplicar diretamente na pele limpa, repousando por 10 minutos. Enxaguar abundantemente com água fria.
Maracujá (Passiflora alata)
O maracujá é uma fruta rica em vitaminas, proteínas, açúcares essenciais, bioflavonoides antioxidantes e sais minerais. Apresenta propriedades antioxidantes e protetoras e é indicado para utilização em pele acnéica.
Para fazer um tratamento em casa, corte a fruta, colha a polpa e aplique numa máscara diretamente sobre a pele limpa, repousando por 10 minutos.
Nos cabelos, a garra do verde do Brasil
Vamos ver o que a natureza reservou de bom para melhorar o brilho e a maciez dos seus cabelos:
Café verde (Coffea arábica)
O óleo do café verde é rico em ácidos graxos essenciais, que melhoram a coesão entre as partículas de queratina do fio de cabelo, tornado-o mais resistente, com brilho fantástico e protegido da radiação solar.
O ideal é buscar o ingrediente imediatamente após a prensagem a frio, para manter suas características naturais e então fazer uma massagem semanal nos fios, deixando penetrar por 20 a 30 minutos e só então lavar com um shampoo adequado para seu tipo de cabelo.
Hortelã (Menta Arvensis)
Fresquinha e rica em salicilatos, mentol e cariofileno, a hortelã é ótima para fazer uma água de enxágue para couro cabeludo oleoso. Basta bater algumas folhas frescas com água mineral, coar e usar após a lavagem dos cabelos, pelo menos uma vez por semana. Uma delícia!
Murumuru (Astrocaryum murumuru)
Essa palmeira da Amazônia é excepcional para recuperar cabelos danificados por tratamentos químicos, além de melhorar o toque dos fios imediatamente. Aplique a polpa no comprimento dos fios de cabelo, use um pente para espalhar bem e deixe agir de 20 a 30 minutos. Lave com um shampoo adequado para cabelos danificados e veja o resultado, porque você vai se surpreender.
Este é só um pouquinho do que o Brasil tem de bom, eh, oh!