Apps são efetivos para poder sair do sedentarismo?

E-mail enviado por uma leitora:

“Nesse isolamento social eu engordei. Estou querendo sair do sedentarismo. Existem alguns aplicativos com dicas e planos de aula adaptados ao usuário, assim como vídeos e “lives” nas redes sociais com profissionais de educação física dando aulas. Gostaria de saber se isso na prática pode ser efetivo?”

Continua após publicidade

Resposta: Meu paciente fez um curso para fazer pães durante a pandemia. Ele me disse que os pães produzidos eram deliciosos e que, no final das contas, ele engordou 8kg! Resumo: pediu um “socorro” para selecionar um aplicativo de exercícios para fazê-los em casa.

Por conta do isolamento social, tendo clubes, academias e parques públicos fechados, e do medo de contrair a Covid-19, ele me pediu ajuda para selecionar um aplicativo de exercícios.

Vou confessar que não foi uma tarefa simples, mas percebi que a sua dificuldade é muito comum entre as pessoas que querem sair do sedentarismo causado pela pandemia.

6 dicas para você acertar na escolha dos apps de exercícios:  

Continua após publicidade

Em primeiro lugar, pesquise qual empresa, grupo ou profissional é responsável pelo app. Hoje, através da internet, é possível saber a idoneidade da empresa/profissional.

Escolha um aplicativo que seja compatível com sua preferência em relação à modalidade de atividade. Há diversas modalidades como: ginástica funcional, treinamento de lutas, cross training, yoga, corrida entre outras…

Outros itens a serem selecionados no seu app: seu perfil pessoal, sua faixa etária, se pertence a um grupo especial, como diabético, hipertenso, cardiopata, obeso, gestante ou alguma característica física que requeira um olhar diferenciado.

Continua após publicidade

É interessante também ler os comentários de quem pratica regularmente os exercícios nesses aplicativos. 

Se você digitar “ginástica online” por exemplo, já virá as opções: para idosos, para gestante etc.

Alguns aplicativos confiáveis são os conhecidos “Nike”, “Adidas” ou outras marcas fortes no mercado de material desportivo. Pensando nesse assunto, ao participar de “lives” diárias de meditação durante a pandemia, comecei a me concentrar mais na busca dos meus objetivos, profissionais e pessoais. Profissionalmente falando, descobri essa dificuldade nas pessoas em escolher um aplicativo de exercícios seguro e efetivo para ajudar o praticante a sair do sedentarismo. Assim, contratei uma empresa de mídia para elaborar um aplicativo de exercícios para o corpo inteiro, indo dos pés à cabeça. Em breve estará no ar nas minhas plataformas digitais atuais.

Espero que você consiga atingir seu objetivo atual, que acredito ser: se exercitar com segurança, perder peso, alimentar-se corretamente, se divertir e ser feliz.

Atenção!

Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de um profissional de Educação Física e não se caracteriza como sendo um atendimento.