por Nicole Witek
Dando continuação ao artigo meu artigo anterior sobre a autocura (clique aqui e leia), vamos agora à pratica.
Grave o texto abaixo para ouvi-lo enquanto você estiver em estado de relaxamento profundo. *Fica aqui uma sugestão de colocar ao fundo uma música instrumental relaxante que te traga uma profunda sensação de bem-estar.
Lembre-se que para chegar a um estado onde você pode programar sua mente positivamente, você tem que estar com o corpo totalmente relaxado, imóvel… Feito pedra.
Lembre também que essa energia (o Prana, segundo a filosofia do yoga) que não está sendo usada para você se movimentar neste momento, pode ser canalizada para o plano mental e ser usada a seu favor.
Pronto? Então vamos começar a gravação da sua sessão de autocura.
“A cada respiração, considere que você inspira melhor, considere que o oxigênio e a energia vital entram melhor no seu sistema respiratório… no seu sistema de metabolismo da energia vital…
Perceba que a cada respiração, você consegue abandonar um pouco mais a tensão de todos seus músculos, e que você consegue abandonar um pouco o desconforto e as preocupações do dia.
Faça com que essas tensões possam ir embora e considere esse momento como um verdadeiro convite para o seu corpo re… la… xar… Agora você não tem nada para fazer… basta…. ser o que voce é… Simplesmente. E ser você acontece naturalmente com sua respiração e seu relaxamento… Respirando e captando a energia vital.
Faça simplesmente do melhor modo possível para que suas respirações sejam justas, em profundidade, qualidade, frequência… E gradativamente amplie sua respiração. Deixe os movimentos suaves e calmos da sua respiração ajudar seu corpo a entrar num verdadeiro estado de relaxamente. Isso está acontecendo simplesmente, naturalmente, suavemente.
Perceba todas as sensações no seu pé direito e no seu pé esquerdo, preste atenção para perceber o que seus pés estão sentindo nesse exato segundo. Preste atenção à inteligência dos seus pés e preste atenção ao estado dos seus pés quando eles relaxam: mais confortáveis, mais pesados ou talvez mais leves.
Continue em direção às pernas e deixe as sensações aparecerem nas suas pernas. Que essa sequência confortável e agradável de relaxamento possa invadir gentilmente e levemente seu corpo inteirinho.
Perceba toda a inteligência presente em cada parte do seu corpo. Perceba como cada parte do seu corpo relaxa e abandona as tensões.
Gradativamente você relaxa do modo que quiser, tranquilamente, sabendo que quando quiser, abrindo os olhos, você pode voltar a suas atividades. Você sabe que você pode facilmente voltar do relaxamento quando desejar.
Convide agora a bacia, o ventre… Faça subir sua atenção ao longo de seu corpo, para sentir a inteligência em cada parte de seu corpo: desde a parte inferior das costas… ao longo das costas… entre as escápulas… (osso triangular e achatado que faz parte da articulação do ombro); na altura dos ombros e até o pescoço.
Faça com que essa inteligência desça em direção aos seus braços, antebraços… até a palma das mãos… até os dedos… Perceba que essa mesma inteligência é capaz de relaxar seu rosto, seu maxilar, suas bochechas.
E você percebe que tudo se torna mais flexível, mais elástico, mais confortável. Convide sua língua para um bom descanso, convide seu nariz, sua narinas, pálpebras, glóbulos oculares… rugas e até sua testa para relaxar… Convide até seu couro cabeludo para re… la … xar…
Enquanto você descansa, deixe sua atenção se deslocar do mundo externo para seu mundo interior, que você agora é capaz de sentir e perceber: pensamentos, objetivos, emoções e tudo que você deseja na sua vida. Esse mundo para o qual você está prestando toda sua atenção pode lhe ajudar a viajar… dentro da sua vida.
Paraíso
Imagine um lugar muito bonito onde você pode, em total confiança e segurança, praticar um relaxamento profundo, porém acordado e consciente. Pode ser um lugar que você já conhece, que você já visitou ou um mundo que você cria na sua imaginação. O mais importante de tudo: deve ser um lugar ma…ra…vi…lho…so, que convida você a se sentir bem… um lugar de total segurança, um lugar onde a cura pode acontecer…
Deixe sua imaginação explorar esse lugar, perceber os objetos que se encontram lá. Como se você os visse. Imagine tudo que possa ser percebido nesse lugar magnífico, que na medida da sua observação, oferece mais segurança e mais possibilidades de cura. Será que o silêncio de lá é confortável? Será que esse silêncio o protege e favorece a cura? Existe um cheiro lá? Um cheiro gostoso que é do seu agrado? Perceba nesse lugar tudo que pode ser agradável e que pode favorecer as forças de cura. Fique atento a tudo que você vai olhar, observar e descobrir: a hora, a temperatura, a estação, a roupa que você usa nesse lugar.
Como você se sente quando um lugar como esse propicia a calma e a cura?
Quando você percebe que sua imaginação está voando para um outro lugar: respire calma e tranquilamente, um pouco mais fundo e volte em direção a esse lugar que favorece a sua cura e seu bem-estar. Lá não existe nenhuma obrigação, basta se sentir bem durante alguns instantes. Permita-se ser mais consciente de que nesse lugar lhe remete a um amparo, uma ajuda, uma força que o levará a cura: a beleza, a paz, o perfume, a cor, o conjunto de todas as qualidades que esse lugar maravilhoso possui.
Talvez tenha também uma atmosfera sagrada ou mágica, que pode também o ajudar nesse caminho da cura… Relaxe sabendo que durante esses momentos de relaxamento as defesas naturais do seu corpo e outras forças têm possibilidades de atuar durante esse momento excepcional.
Todas as forças de recuperação, todas as forças de cura têm espaço agora, porque elas percebem que toda a sua atenção está voltada para elas. Essas forças podem atuar quando a qualidade da sua atenção por elas está ao seu máximo. Já que você não espalha mais suas forças mentais, já que você direciona toda sua energia mental, essas forças dão seu pleno apoio para funcionar a todo vapor… Assim as capacidades inatas do seu corpo para sarar as feridas, lutar contra infecção, destruir as células cancerígenas, e que sempre estiveram presentes dentro de você, nesse lugar mágico, nesse estado mágico de relaxamento onde você se encontra, essas forças têm condição de voltar ao seu pleno potencial e têm capacidade de funcionar no seu nível máximo de energia.
Enquanto você relaxa, seu corpo pode extrair mais benefícios de tudo que nutre as células. Enquanto seus músculos relaxam, enquanto isso, seu sangue vai até os lugares mais precisos do seu corpo que necessitam de cura, seu sangue contribui para selecionar as células que possam ficar e as células que não contribuem à sua saúde, e seu sangue impregna e destrói as células que não cooperam para sua saúde, seu sangue desvia as células que não favorecem à saúde, seu sangue corrige tudo que não está no lugar certo…
Enquanto você relaxa, seu corpo pode aproveitar todos os nutrientes para sustentar suas células e ajudá-las no processo de volta da saúde.
A cada expiração você elimina tudo que perturba sua saúde, tanto com sua respiração como com as urinas, as fezes, o suor… Assim, a cada expiração, as células se separam do seu corpo graças à ação das suas defesas naturais. E a cada inspiração você dará, para cada célula, o oxigênio novo; cada vez que você se alimentar com uma comida cuidadosamente selecionada para favorecer a saúde, você alimentará cada célula com pensamentos que as nutrem de coragem, força, e também com alegrias…
Enquanto você se deixa levar por esses pensamentos… Você consegue focalizar sua atenção sobre a imagem de seu corpo perfeitamente sarado, onde a cura tenha se operado e que, mesmo que você precise de intervenções mais especializadas, todas as pessoas que estarão lhe atendendo serão competentes e dedicadas.
Leve sua imaginação para os profissionais maravilhosos que estudaram anos, passaram talvez a vida inteira para desenvolver suas competências, suas habilidades, para ajudar da melhor forma possível. Imagine que esses profissionais são calmos, eficientes e que empregam todas suas melhores energias para que você sare logo.
Imagine a luz que banha esses profissionais, imagine as boas intenções de cada um desses profissionais, imagine o quanto esses profissionais desejam que você esteja em boa forma. Imagine o quanto esses profissionais sentem empatia por você, o quanto eles desejam que você fique feliz e em boa forma.
Sinta o quanto você está protegido o tempo inteiro pela energia de todas as forças de recuperação.
Se você precisar de uma intervenção cirúrgica, perceba que as forças espirituais animam o cirurgião, os assistentes, os enfermeiros e que durante o decorrer da cirurgia uma luz banha cada órgão do seu corpo, deixando seus músculos relaxados, facilitando a intervenção. Imagine que essa mesma luz ajuda os profissionais a ficarem calmos e serenos, e que tudo ocorre maravilhosamente bem.
Imagine sua pressão arterial boa, durante e depois da cirurgia e imagine que seu corpo sabe perfeitamente o que fazer para cooperar. E por saber como cooperar, a sua serenidade ajuda para uma recuperação perfeita.
Você não precisa saber… Seu corpo sabe fazer tudo isso. Ele sabe como contrair os vasos para seu corpo cicatrizar melhor e mais rapidamente. Seu corpo sabe ativar a circulação para sarar e recuperar mais rapidamente. Seu corpo sabe como ativar todas as forças de recuperação.
Imagine, depois da cirurgia, que você acorda maravilhosamente bem. Você pode pedir o que você quiser e a ajuda que precisa e todo mundo ao redor de você é carinhoso e dedicado. Você se sente bem. E você abrirá os olhos e se sentirá totalmente bem, porque seu corpo já sabe como lhe ajudar a se recuperar.
A cada respiração você se sentirá melhor e na medida em que você confia nos profissionais que lhe rodeiam, na medida em que você fica tranquilo e sereno…
Todas as forças de recuperação estão cooperando ativamente para seu bem-estar. Assim você confia plenamente na forças do seu corpo, como ele sabe fazer e como ele sempre fez….. Você confia totalmente nele e na inteligência fantástica que é capaz de animar cada parte do seu corpo.
Quando você quiser, você poderá se despedir desse lugar maravilhoso, onde você pode dar à vontade, encorajamentos para suas forças internas de recuperação.
Imagine que você volta agora para sua vida real. Pense em trancar esse lugar maravilhoso, fechar uma porta, uma cortina, girar a chave, esconder a entrada com folhagem… E volte para sua vida real, com o sentimento que está tudo bem … “Com o sentimento e a certeza que tudo colabora para sua autocura”.
*Sugestão do editor.