Emilce Shrividya Starling
Praticando a meditação, você pode se ajudar e também harmonizar o ambiente, transmitindo paz onde você estiver. Você entra em contato consigo mesmo e torna-se seu próprio e verdadeiro amigo. Aprende a gostar de sua própria e boa companhia.
Como nos ensina o Yoga: “Embora, a princípio não pareça uma obra social, na verdade essa transformação do indivíduo, através da meditação, constitui a mais elevada forma de obra social. Quando cada indivíduo leva sua transformação para o local onde vive e trabalha, ele realiza um grande serviço à humanidade”.
Ao sentar para a meditação todos os dias, você aquieta sua mente, sua língua, seu corpo. Melhora a oxigenação do sangue, permite que o ritmo respiratório e os batimentos cardíacos se equilibrem. O corpo relaxa e a mente se aquieta, mas fica alerta, vivendo o momento presente em sua plenitude.
A meditação aumenta o bem-estar porque provoca a liberação da serotonina (neurotransmissor que acalma e traz sensação de prazer), retarda o envelhecimento, porque estimula o DHEA (hormônio associado à juventude).
Diminui o estresse que causa a descarga de hormônios como cortisol, adrenalina, insulina que causa problemas cardiovasculares, hipertensão, derrames e outras doenças. Dessa forma traz mais saúde e bem-estar unindo corpo, mente e espírito.
A meditação melhora o sono, previne doenças, acaba com a ansiedade e a inquietação da mente, nos dá mais coragem para superamos os desafios com mais equilíbrio mental e emocional.
A constância na meditação traz muitos benefícios. Você experimenta clareza de pensamento, habilidade, maior concentração, paz mental e autoconfiança. Descobre um apoio dentro de você. Entra em contato com o Ser interior, fonte de amor, inspiração, criatividade. Descobre que a fonte das experiências de felicidade é interna e não externa.
Como ensina os mestres yogues: “O objetivo da meditação é a felicidade interior. A meditação estabiliza a mente. Traz a liberação interior. Fortalece o corpo e você dorme um alegre sono. A meditação tem o pode de tornar realizável o não realizável. A paz é o fruto da meditação”.
Meditar é bem mais fácil do que as pessoas pensam porque ela faz parte de nossa natureza humana. Assim como adormecemos, somos capazes de entrar em meditação, pois é um estado tão natural como dormir.
A meditação não pertence a nenhuma religião, pois ela está inerente a todos nós. Quando nos concentramos em nossos afazeres é como se meditássemos em nossas ações. A diferença de meditar de olhos fechados é focar a atenção em nosso interior.
Para se praticar a meditação que nos ensina o Yoga, precisamos de disciplina, vontade, motivação, paciência. Aprendemos a meditar, meditando e, aos poucos, vamos sabendo lidar com a mente e nos aperfeiçoando na arte da meditação.
Muitas pessoas tentam meditar e desistem. Elas acham difícil porque pensam que precisam parar a mente. Quando percebem a turbulência dos pensamentos ficam frustradas, pois querem sentir logo a paz interior. Mas precisam entender que a mente para por ela mesma com a prática da meditação. Apenas devem observar a mente.
O Yoga nos ensina que o primeiro passo para a meditação é parar o corpo, pois isso acalma a respiração que tranquiliza a mente. Aquietar e relaxar o corpo na meditação é uma conquista.
Como meditar
Para meditar, você pode se sentar em um lugar calmo, em uma cadeira, com os pés paralelos no chão, com a coluna alinhada, com os polegares e indicadores unidos e mãos para baixo sobre as coxas. Perceba que sua postura esteja confortável.
Ao fechar os olhos, relaxe sua testa, seus maxilares, seus lábios. Descontraia todo o seu rosto com um leve sorriso. Sinta o movimento natural da respiração. Não faça nada para respirar. Apenas observe o fluxo natural do vai e vem da respiração.
Para tranquilizar a mente que se distrai a todo o momento, uma ótima técnica é meditar com um mantra para dar um apoio para a mente, senão ela fica à deriva como um barco sem leme.
Ao inspirar repita silenciosamente o mantra Om Namah Shivaya. Expire e repita Om Namah Shivaya que significa: Eu honro o Ser interior que habita em mim. Sinta como a repetição do mantra acalma o ritmo de sua respiração, aquieta suas ondas cerebrais e mentais.
Apoie-se no mantra Om Namah Shivaya que é um veículo poderoso para lhe conduzir para um espaço de serenidade. Entregue-se a este momento sem querer parar a mente. Entenda que os pensamentos vão surgir em sua mente e você vai se esquecer do mantra algumas vezes. É natural da mente pensar e se distrair.
Quando perceber que algum pensamento surgiu, gentilmente, volte sua atenção para o mantra. Não tente subjugar a mente pela força. Com a prática, os pensamentos vão diminuindo e as ondas mentais vão se aquietando e você sentirá bem-estar e calma.
Medite uns 10 a 15 minutos, e volte suavemente da meditação. Abra os olhos, sorria e sinta-se leve, mais relaxado e com mais ânimo para sua vida.
A meditação é uma prática indispensável de purificação e limpeza da mente, porque dissolve a raiva, os condicionamentos, a ansiedade, os antigos ressentimentos e mágoas guardados desde a infância que impedem a alegria e o entusiasmo.
Cultive o hábito de meditar assim como você toma seu banho e se alimenta. Encontre através da meditação o remédio eficaz e transforme-se para melhor. Você merece ser feliz e livre!
Namaste! Deus em mim saúda Deus em você! Fique em paz!