por Emilce Shrividya Starling
Tenho aprendido através dos ensinamentos do Yoga a ser positiva. A maneira positiva de encarar a vida nos permite manter a mente tranquila e a energia em equilíbrio apesar de estarmos com problemas desafiantes.
Quando treinamos nossa mente para sermos positivos, criamos uma blindagem interna que nos ajuda a superar os problemas e nos faz encontrar soluções até nas grandes dificuldades. Sentimos coragem para ajudar os familiares quando precisam de nosso auxílio.
A pessoa negativa vê a vida com lentes aumentadas, pensa sempre no pior, mas afirma que é realista. Como disse Winston Churchill:" Um pessimista vê a dificuldade em cada oportunidade; um otimista enxerga a oportunidade em cada dificuldade".
Os Mestres Yogues nos dizem para sorrirmos para nosso destino, mesmo em meio às turbulências da vida. Quando sorrimos, despertamos nossa coragem interior, a simpatia e amabilidade das pessoas ao nosso redor.
Importante enfrentar as oscilações da vida sem revolta ou negatividade.
Superação é aceitação da vida, com esperança e bom humor apesar de… Os conflitos e sofrimento trazem maturidade psicológica e espiritual quando desenvolvemos paciência e aceitação, sem amargura ou raiva.
É de muito valor a risoterapia e a alegria, mesmo nas doenças e problemas emocionais. Atualmente, nos bons hospitais, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas estão desenvolvendo esse calor humano, essa atitude de auxiliar o paciente a descontrair e até sorrir apesar do que esteja passando. Isso ajuda a pessoa a acreditar na própria cura e ter mais paciência.
A Filosofia do Yoga nos ensina que nada é por acaso. Tudo tem um motivo para acontecer no plano da evolução divina. Precisamos ver o lado bom até dos acontecimentos ruins e desafios. Extrair lições da dor, evoluindo espiritualmente e emocionalmente.
"Quando a situação for boa, desfrute-a. Quando a situação for ruim, transforme-a. Quando a situação não puder ser transformada, transforme-se."
Se optarmos pela positividade, continuaremos tendo dias bons e ruins, mas essa atitude vai nos ajudar a ultrapassar os obstáculos com calma e confiança. Sem desânimo, não há depressão, tristeza, nem pessimismo.
Os pensamentos tristes e negativos podem surgir, mas, imediatamente, nós os enfrentamos com coragem e determinação. Mudamos nossa perspectiva para transformar os pensamentos negativos em positivos. Essa atitude mental positiva faz toda a diferença.
"Comece fazendo o necessário. Depois faça o que for possível. Então de repente, você estará fazendo o impossível", como nos ensinou São Francisco de Assis.
Passos confiantes
Para ter essa atitude positiva é importante até a postura corporal, pois ela influencia o estado de ânimo e humor. As pessoas pessimistas e deprimidas andam cabisbaixas, devagar, com os ombros caídos, olhando para o chão. Quando andamos com a cabeça alinhada, as costas eretas, passos confiantes, enviamos para nosso subconsciente a mensagem que tudo vai dar certo.
Experimente corrigir sua postura, alinhe a coluna, ande com os ombros abertos e cabeça erguida e perceba a diferença no seu humor e como você fica mais centrado no momento presente.
Uma das maneiras de se combater o pessimismo ou a ansiedade das expectativas do futuro é aprender a estar presente no aqui e agora. Isso ajuda a concentrar-se nas soluções e não nos problemas. Em vez de nos lastimar, pensar e falar repetidamente na gravidade da situação, é melhor examinar as possíveis soluções com uma mente positiva e aceitar também o que não podemos mudar.
Precisamos ter o foco em Deus para sentir coragem e extrair aprendizado das dificuldades. Encontrar a saída da dor, das perdas, do sofrimento no fundo de nossa alma, com correto entendimento e aceitação de nosso carma, com destemor e sensibilidade. Esses sentimentos nos preenchem de compaixão, gentileza e bondade.
Um poema de Santa Teresa d'Ávila expressa essa perseverança, entendimento e fé inabalável: "Não deixe que nada o perturbe; que nada o amedronte. Todas as coisas passam. Deus nunca muda. A paciência tudo alcança. Aquele que possui Deus não necessita de nada. Somente Deus basta".
Uma das wp_posts da superação e transformação interior é praticar a gratidão. Agradecer mesmo nos momentos difíceis. Esse é o segredo para manter estados mentais e emocionais positivos que dissolvem a desconfiança, a depressão, a irritação, o medo e a não aceitação dos acontecimentos.
Ao agradecer a tudo, a todos os fatos e pessoas, temos consciência das bênçãos que recebemos e assim, recarregarmos nossas baterias de esperança e coragem.
Um bom exercício para estimular a positividade é fazer uma lista de todas as coisas – pequenas e grandes – e ser grato a elas. Perceber também como as dificuldades o fortaleceram internamente e como você evoluiu superando-as. Seja grato pelo que tem agora e em vez de se concentrar no que não tem.
Essa atitude de gratidão ativa a lei da atração, multiplica os fatos positivos em sua vida e faz você ver a vida com as lentes da alegria e paciência.
Namaste! Deus em mim saúda Deus em você. Fique em paz!