Por Ângelo Medina
A zumba é uma modalidade de ginástica e dança com ritmos nacionais e latinos com objetivos parecidos aos da ginástica aeróbica da década de 80.
Aulas de zumba estão em alta já há alguns anos. Vira e mexe Vya Estelar recebe e-mails de seus leitores com um pergunta sempre recorrente: posso praticar zumba?
Mas, subjacente à questão, são pessoas que têm algum problema de saúde e querem saber se a prática dessa dança, que tem patamares de atividade aeróbica intensa, e ao mesmo tempo movimenta grande parte da musculatura, tem alguma contraindicação.
De acordo com a colunista do Vya Estelar, Milena Liste – educadora física, pós-graduada em Fisiologia do Exercício e Fisioterapia Desportiva -, a prática é saudável, mas possui contraindicações.
Ela é indicada para todo tipo de pessoa, desde que apta para o exercício aeróbico intenso e que esteja com a coluna vertebral e outras articulações gozando de saúde. É indicada também para quem deseja emagrecer e trabalhar o corpo e a mente. Porém, sabe se que o gasto metabólico depende da idade, condicionamento físico, intensidade da dança e de ser do sexo feminino ou masculino, pois geralmente o gasto metabólico masculino é maior que o feminino. O homem tem metabolismo maior que a mulher devido à testosterona, principalmente. Os hormônios anabolizantes, como a testosterona, são em maior concentração nos homens do que nas mulheres.
O que a zumba promete?
– gastar 1000 calorias em uma hora de dança;
– trabalhar coordenação motora;
– melhorar circulação corporal e cardíaca;
– trabalhar o senso de equilíbrio, destreza além do aspecto social – a interação do grupo na aula de zumba é muito contagiante.
Serviço:
Se você ficou interessado em vivenciar a magia dessa interação social, a Prefeitura de Juiz de Fora promoverá, neste sábado, 24, aulão de zumba aberto ao público. O evento começa às 8 horas, na Rua Dr. Murilo de Andrade Abreu, no Bairro JK. As aulas serão ministradas pela professora Dhyana Lustosa Marçal.
Conforme dito acima além de a pessoa ter de estar em gozando de perfeita saúde a coordenadora do Programa de Atividade Física e Qualidade de Vida, Lúcia Coelho, recomenda para quem vai ao aulão: “É bom ir com roupa de ginástica e tênis confortáveis, alimentar-se antes da aula e levar uma garrafinha de água”.