Não existe autoestima alta ou baixa, mas sim crescimento. Faz parte da vida e do crescimento nos adaptarmos às mudanças e aos obstáculos.
E-mail enviado por uma leitora:
“Tem como eu saber se a minha filha tem uma autoestima alta, média ou baixa?”
Resposta: A autoestima é uma habilidade que se desenvolve ao longo da vida. Pode ser que em alguns momentos esteja baixa, por exemplo, na época de vestibular ou de provas e a sua filha tenha algumas dificuldades. Ou então quando começam os relacionamentos afetivos fora da esfera familiar e assim poder ter alguma rejeição.
A autoestima é como nós mesmos nos sentimos confiantes como seres humanos. Ela é muito importante para a autoconfiança. Ela é uma habilidade que nos impulsiona a superar alguns obstáculos.
Às vezes a autoestima precisa ser equilibrada novamente. Faz parte da vida e do crescimento nos adaptarmos às mudanças e aos obstáculos. Ou seja, as mudanças trazem um período de desestruturação para que depois venha uma nova acomodação. A partir de todo o tipo de crescimento, acontece uma nova estruturação e todos amadurecemos e crescemos o tempo todo. Assim, não existe autoestima baixa, média ou alta, mas sim crescimento.
Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.