Autoestima alta, baixa e momentos de vida

Não existe autoestima alta ou baixa, mas sim crescimento. Faz parte da vida e do crescimento nos adaptarmos às mudanças e aos obstáculos.

E-mail enviado por uma leitora:

“Tem como eu saber se a minha filha tem uma autoestima alta, média ou baixa?”

Resposta: A autoestima é uma habilidade que se desenvolve ao longo da vida. Pode ser que em alguns momentos esteja baixa, por exemplo, na época de vestibular ou de provas e a sua filha tenha algumas dificuldades. Ou então quando começam os relacionamentos afetivos fora da esfera familiar e assim poder ter alguma rejeição.

A autoestima é como nós mesmos nos sentimos confiantes como seres humanos. Ela é muito importante para a autoconfiança. Ela é uma habilidade que nos impulsiona a superar alguns obstáculos.

Continua após publicidade

Às vezes a autoestima precisa ser equilibrada novamente. Faz parte da vida e do crescimento nos adaptarmos às mudanças e aos obstáculos. Ou seja, as mudanças trazem um período de desestruturação para que depois venha uma nova acomodação. A partir de todo o tipo de crescimento, acontece uma nova estruturação e todos amadurecemos e crescemos o tempo todo. Assim, não existe autoestima baixa, média ou alta, mas sim crescimento.

Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Betina Serson é graduada em Pedagogia com pós-graduação em Psicopedagogia e Mestrado em Early Childhood Education nos Estados Unidos. Trabalhou por vários anos em escolas de educação infantil Americanas. De volta ao Brasil trabalha com psicopedagogia clinica, capacitações para profissionais, colunista na área de desenvolvimento infantil e palestrante.