Autoestima: estou acertando com os meus filhos?

E-mail enviado por uma leitora:  

“Muito se fala em autoestima, em evitar a superproteção, em saber dizer não aos filhos para eles saberem lidar com a espera e a frustração… Mas tem um aspecto que me sinto meio perdida: como saber se estou tendo uma comunicação positiva com os meus filhos? Como me “automonitorar” nesse sentido? Tem algum tipo de feedback espontâneo das crianças para saber se estou acertando? Eles ainda nem entraram na puberdade?”

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Resposta: Essa sua preocupação é a mesma de muitos pais. Você não está sozinha. Existe uma certa diferença entre autoestima e arrogância. A autoestima é quando a criança tem a segurança de se conhecer a ponto de saber as suas fraquezas e as suas conquistas sem que seja necessário mostrar aos outros ou humilhar os outros (arrogância) por não terem tido tanto sucesso.

Saber lidar com a frustração realmente eleva a autoestima porque mostra para a criança que ela pode refazer ou errar e consertar. A superproteção tem muito a ver com a falta de frustração. Então é aquela mãe que não deixa o filho brincar no escorregador porque corre o risco de se machucar ou não pode tirar nota baixa em uma prova porque corre o risco de achar (induzir a criança) de que não vai conseguir. Existem as pequenas frustrações que começam bem cedo, quando a criança não consegue encaixar uma peça no quebra-cabeça e a mãe vai e encaixa para ela.

Como saber se estou acertando com os meus filhos?

O melhor termômetro são os teus filhos. Se eles reclamarem que você não está deixando eles tentarem ou “Deixa que eu consigo”. É hora de dar um passo atrás e deixar os filhos tentarem. Se precisarem de ajuda, seus filhos irão pedir. A autoestima é quando a criança tem a segurança de se conhecer a ponto de saber as suas fraquezas e as suas conquistas sem que seja necessário mostrar aos outros ou humilhar os outros por não terem tido tanto sucesso.

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Atenção!

Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.