É comum observamos pessoas que chegam ao consultório reclamando de não estarem bem ou não se sentirem felizes. Aliás, ser feliz não é uma obrigação e ninguém consegue ser feliz o tempo todo. Não cabe aqui censurar, mas sim criar um alerta para não prosseguir, dentro do possível, nessa vibe reclamona.
10 dicas para sair dessa vibe reclamona:
1ª- O primeiro passo para resolver, o que quer que seja, não é ficar reclamando, mas sim, analisar qual a sua participação na situação que o incomoda ou gera insatisfação.
2ª- Avalie se você planeja a sua vida em sintonia os seus desejos, objetivos, sonhos… Se sim, o quanto que está se dedicado para seguir seus planos? Caso contrário, quando irá fazer isso?
3ª- O quanto você valoriza seu cotidiano, suas conquistas, habilidades, talentos e virtudes. Estas são referências de valoração pessoal e de autoestima.
4ª- Considere que para se atingir tudo na vida, sempre é preciso empenho, nada acontece ou se conquista por acaso.
5ª- O equilíbrio emocional exerce um papel importante para sua motivação. Por isso, é preciso cuidar de sua saúde mental. Veja como você está.
6 ª- Tudo tem o seu tempo para acontecer em nossas vidas, por vezes a ansiedade, angústia e estresse podem mais atrapalhar do que ajudar na sua concentração e foco. Portanto, paciência é sempre importante.
7ª- Se perceber que não caminha na direção desejada, avalie suas atitudes, pois mesmo bem intencionado, você pode estar atuando contra você mesmo. Criando mais obstáculos do que facilitando; problematizando mais… do que solucionando.
8ª – Observe se no que você está insatisfeito, se você não está repetindo padrões de comportamento do passado, que podem ser autodestrutivos.
9ª – Autoconfiança: acredite sempre que você é capaz, e não duvide do seu coração e daquela voz que vem de dentro. Não hesite em relação isso, seja assertivo.
10ª – Não deixe de buscar apoio de um psicoterapeuta ou coach para ajudá-lo a atingir seus objetivos.
Viva ao máximo sempre, facilite a sua vida e seja feliz!