por Roberto Shinyashiki
“O campeão sempre tem o senso de procurar um tesouro no próximo movimento”
Antigamente quem tinha os bons produtos era o rei no mercado. Hoje você tem de fazer o caminho inverso: sair de sua confortável sala, de sua cidade conhecida, para procurar novos compradores para o que você tem a oferecer.
O início desse processo pode começar na frente do computador, mas chegará a hora em que você terá de ir até um lugar novo, muitas vezes com hábitos muito diferentes, para conseguir seu lugar ao sol. Mas é exatamente nessas oportunidades que surgem os grandes tesouros.
Conta uma lenda que um lenhador percorreu anos a fio a mesma floresta. Diariamente, ele observa com cuidado as árvores cada detalhe da mata que fazem com que seu trabalho seja o mais produtivo possível.
Certo dia, ele encontrou um sábio meditando na floresta, e os dois começaram a conversar. O lenhador resolveu contar o quão difícil era seu trabalho diário, sua cansativa rotina de cortar a lenha, carregá-la até a cidade e encontrar um comprador para conseguir algum dinheiro.
Durante a conversa, o sábio perguntou se ele conhecia toda a floresta. O rapaz lhe respondeu:
– Mais ou menos…
O sábio, então, disse:
– Avance um pouco mais, meu filho. Existem muitos tesouros esperando por você!
Durante anos, quando os dois se encontraram, a saudação do mestre era sempre a mesma:
– Avance, ainda existem muitos tesouros esperando por você!
Um dia o lenhador decidiu seguir os conselhos do sábio e entrou na floresta, numa área ainda não explorada. Ele olhou ao redor e ficou maravilhado. Tudo o que via era diferente, os animais, as árvores e as flores. Para sua surpresa, ele encontrou uma mina de prata. Apanhou um pouco do metal e, com a venda, conseguiu dinheiro suficiente para sobreviver uma semana.
Todas as semanas ele foi até a floresta, feliz com a mina de prata. Agora tudo de que precisava era trabalhar uma vez por semana.
Porém, sempre que encontrava o sábio, ele sorria e dizia:
– Avance. Ainda existem muitos tesouros esperando por você.
Até que um dia resolveu aceitar a provocação do mestre e foi além da mina de prata e se deparou com uma mina de ouro. Extraiu o quanto pôde do valoroso minério e depois vendeu no mercado da cidade. Era a maravilha das maravilhas, pois tinha dinheiro para um ano de vida.
Todos os anos, o lenhador ia até a floresta, feliz com a mina de ouro. Agora só precisava trabalhar uma vez por ano. Porém, sempre que encontrava o sábio, este sorria e dizia:
– Avance, ainda existem muitos tesouros esperando por você.
O lenhador novamente resolveu aceitar a provocação do mestre e foi além da mina de ouro, chegando até uma mina de diamantes. Pegou a pedra mais linda que encontrou, levou-a até a cidade e conseguiu dinheiro para nunca mais ter de trabalhar.
Muitos anos mais tarde, contando para seu filho a história de sua riqueza, ouviu a seguinte pergunta:
– Pai, por que você continua indo à floresta todos os dias, mesmo sem precisar mais de dinheiro?
O velho olhou-o com ternura e, sorrindo, disse:
– Eu gosto de pensar que sempre existe um novo tesouro para encontrar!
O campeão sempre tem o senso de procurar um tesouro no próximo movimento. Isso alimenta seu espírito, aquece seu coração e o faz evoluir permanentemente.