por Sonia Corazza
A estrutura da pele masculina e os fatores que determinam o envelhecimento são iguais àqueles que conhecemos para a pele da mulher.Porém, a composição hormonal é bem diferente, o que resulta numa espessura maior e num aspecto mais oleoso.
Na adolescência ocorre a alteração hormonal que traz aos garotos a transformação em homens. O crescimento dos pelos no rosto marcam a entrada no mundo dos adultos, introduzindo na rotina diária masculina um hábito novo: o ato de barbear
A lâmina corta os pelos faciais e também remove a camada epidérmica mais externa, na região em que age. Isso torna esta área frágil e sensível, propensa ao aparecimento de desordens cutâneas
Problemas à vista
Esta atividade nem sempre agradável é particularmente problemática para uma grande parcela de homens dotados de pelos mais duros e enrolados.
Estes pelos são chamados de 'ulotríquos', popularmente chamados de pelos encravados. Durante o crescimento estes pelos se torcem, penetrando novamente na pele, o que causa inflamação. Muito comum em negros e mestiços, esta inflamação começa de dois a três dias após o barbear, formando bolinhas vermelhas, extremamente doloridas, que abrem espaço para a ação de bactérias e fungos contaminantes.
Os cosméticos como agentes protetores da barba
Na hora de escolher o produto mais adequado para você, opte por formulações de textura moderna e prática, que oferecem segurança e eficiência.
Quanto à forma física você pode escolher entre espumas em aerosol ou géis específicos não espumógenos, indicados para peles mais sensíveis.
Qual é a melhor hora para se fazer a barba?
A melhor hora para remover os pelos da barba é logo após o banho, quando o rosto está úmido e a pele macia.
Usando o produto escolhido, aplicar sobre a pele úmida, massageando até obter a consistência desejada. Os movimentos da lâmina devem acompanhar o sentido em que os pelos nascem. Evite escanhoar a pele para não agredir ainda mais esta região propensa ao aparecimento de pelos encravados
Quanto tempo leva para espuma agir?
A espuma de barbear tipo sabão, aquela antiga espalhada com pincel, pode levar de 1 a 2 minutos para agir. Aí sim você inicia o corte.
As fórmulas modernas não necessitam de tempo de espera. Espumas em aerosol, géis de barbear e sabonetes cremosos facilitam a umectação do pêlo, agindo imediatamente.
Pós-barba
Finalizar a operação de barbear é essencial para proteger e tratar esta área já sensibilizada, além de promover uma rápida cicatrização.Usando bálsamos e loções após a barba você se beneficiará da ação refrescante e antioxidante.
Tais produtos restabelecem a hidratação natural da pele, protegendo-a das agressões externas. Aplique uma camada uniforme e massageie até obter completa absorção
Frequência do barbear
Fazer a barba diariamente não prejudica a pele, desde que você tome cuidados com o corte e com o uso de pós-barba de ação cicatrizante.
Quantas vezes uso a mesma lâmina?
Dependendo da qualidade da lâmina você pode usar até 5 cortes, mas o ideal fica mesmo entre 3 e 5 vezes.
Pelos brancos
Muitos homens desejam encobrir os pelos que vão se tornando grisalhos e brancos. Adica para quem usa barba é procurar um salão especializado em tingimento facial e pedir um reflexo inverso. Esta técnica é realizada separando alguns fios, que serão coloridos com uma tintura mais escura, afim de proporcionar um efeito bem natural.