por Sonia Corazza
As blogueiras mundo afora estão falando sobre esse novíssimo assunto: BB creams. Trata-se de um tipo de formulação que agrega vários benefícios, desde a proteção solar, passando pela hidratação, melhora da luminosidade, diminuição das *discromias e até dissimulação imediata das imperfeições da pele.
Na minha opinião é um bom segmento de produto, pois facilita a vida corrida de quem vive nas grandes cidades, evitando a superposição de fórmulas e a possibilidade de sensibilização; bem comum quando se mistura produtos de várias marcas e finalidades diferentes.
Contém o quê?
O segmento dos BB creams associa as qualidades dos antigos **primers de efeito imediato, aqueles itens usados antes da maquiagem para nivelar imperfeições, aos benefícios dos filtros solares e cremes hidratantes clareadores. Isso é, agem de forma imediata (como um make-up) e progressiva (com os ativos clareadores e hidratantes).
São formulações que contêm as seguintes categorias de matérias-primas:
1- Filtros físicos, como dióxido de titânio e óxido de zinco
Atuam bloqueando a radiação solar e evitam os danos causados pelos raios UVAB. A proteção solar, como já sabemos, evita danos futuros à pele, portanto é muito bem-vinda para um creme de uso diário.
2– Agentes clareadores, principalmente arbutina, derivados de vitamina C e alguns ácidos suaves, como mandélico
Atuam minimizando as discromias, isto é, as diferentes tonalidades na mesma pele, a longo prazo, além de melhorar o aspecto heterogêneo de pequenas cicatrizes de acne, linhas finas e erupções cutâneas. Pele mais lisa, aparência mais jovem, certo?
3- Difusores óticos e corantes, que você vai achar na fórmula com a identificação “CI”, Colour Índex, e também sob a nomenclatura “Mica” associada a mais alguns ingredientes, via de regra um silicone. Em algumas fórmulas até talco pode-se encontrar. Agem como uma maquiagem, dissimulando pequenas imperfeições
4- Agentes hidratantes e emolientes diversos, desde pró-vitamina B5, até derivados lipídicos oriundos de óleos vegetais e ceras, inclusive, cera de abelhas.
Ajudam na retenção da umidade natural da pele, melhorando a maciez da epiderme
5– Agentes microvasodilatadores suaves, principalmente extratos vegetais, como ginseng, que melhoram a irrigação cutânea e doam um aspecto de saúde a pele.
Vale a pena?
Na minha opinião o importante é você saber que esse novo "conceito" de produto agrega benefícios de vários outros: protege do sol, dissimula imperfeições, minimiza diferenças entre os tons da própria pele, refina a textura e hidrata.
Claro que quando se tem um produto para cada finalidade o formulador pode ir mais fundo naquela atividade especifica, e quando faz várias ações numa só fórmula, tende a suavizar tais dinâmicas para não acarretar em instabilidade da fórmula e aumento de potencial sensibilizante para a pele. Vale experimentar!
* diferentes tonalidades na mesma pele
** primer é um produto que passamos na pele, lábios ou como sombra.