E-mail enviado por uma leitora:
“Tenho dois meninos um de sete e outro de oito anos. Eles brigam com muita frequência, não se respeitam, parece que há um misto de disputa, inveja, competição… O que a senhora me aconselha para minimizar ou resolver este problema?”
Resposta: É muito comum que os filhos disputem pela atenção dos pais. Você pode minimizar realçando os pontos positivos de cada um e o potencial de cada um. Nem todos temos as mesmas habilidades, mesmo sendo irmãos dos mesmos pais. Cada um tem a sua própria personalidade e os seus pontos fracos e fortes.
Para diminuir, passe um tempo com cada um individualmente com atividades que cada um goste. Não compare os seus filhos. As comparações nunca são boas ou produtivas. Tenha expectativas diferentes para cada um. Não compare as notas. Um pode ser melhorem matemática e o outro em ciências. Trate cada um como um indivíduo diferente e com as próprias potencialidades. Respeite as diferenças de cada um.
Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.