por Sonia Corazza
Quem nada sofre com o cloro. Quem corre sofre com o sol. Quem joga sofre com a sudorese excessiva. E todos sofrem com os pés. Hoje vou falar sobre como cuidar dos cabelos de esportistas.
Cabelo de atleta é "estressado".
Estressado pelo meio ambiente, estressado pelo suor excessivo e estressado, no caso das mulheres, por permanecer sempre preso ou pressionado por bonés e viseiras.
Sabe o que isso causa?
No couro cabeludo, o excesso de suor é meio de proliferação de fungos. Nos fios, o excesso de radiação solar desbota-os, torna-os ressecados e sem brilho. A tração ocasionada por penteados presos e a pressão dos bonés contribui para a quebra.
O que fazer?
1º) Água morna para higienizar logo após a atividade e antes de lavar com shampoo. Isso vai diluir o excesso de suor do couro cabeludo e fios e evitar de imediato a proliferação de fungos ou bactérias.
2º) Busque fórmulas cosméticas fortalecedoras de shampoos e condicionadores especialmente formulados para atletas. A composição vai agregar elementos fundamentais para manter a beleza dos cabelos.
3º) Pentes de madeira e escovas com cerdas feitas de pelos de javali são os menos agressivos e evitam o excesso de atrito nos fios. As escovas de cerdas de javali também ajudam a estimular a vasodilatação no couro cabeludo e colaboram para que os fios permaneçam sadios, macios e luminosos.
4º) Deixe o cabelo secar naturalmente. As fontes de calor são extremamente danosas para cabelos de esportistas. Reserve a secagem a quente para dias especiais, como festas e saídas de final de semana.
E bons treinos!