por Sonia Corazza
É muito comum pessoas leigas ao procurar informações nos rótulos de seus produtos cosméticos, não conseguir entender nada sobre os ingredientes. Como saber se a fórmula realmente se adequa ao seu tipo de pele ou cabelo? Como entender a ação das matérias-primas da fórmula?
Vou falar sobre nomes imensos de novos ingredientes que começam a aparecer em produtos cosméticos do mercado. Vou explicar o que são, como agem e para quem são indicados.
Para começar, quero explicar a regra internacional para nomear os ingredientes químicos que estão presentes nos seus cosméticos.
As bulas presentes nos frascos mostram os ingredientes segunda a denominação “INCI “(International Nomenclature of Cosmetic Ingredients), isto é, a denominação internacionalmente adotada para todas as matérias-primas permitidas para cosméticos. Dessa maneira, água, é mencionada como aqua. Álcool é alcohol. E por aí vai…
Hoje quero apresentar este:
LAURDIMONIUM HYDROXYPROPYL HYDROLYZED KERATIN
Este é o nome da queratina biomimética de última geração, isto é uma queratina muito parecida com a natural do seu cabelo que consegue recriar a estrutura original do seu fio repondo a sequência de aminoácidos que deveria estar lá.
Natsabe por que este ingrediente é bom? Como se trata de uma molécula extremamente parecida com a do cabelo, consegue reestruturar imediatamente o cabelo, de dentro para fora. Vai aparecer em produtos muito bons para cuidar de cabelos tratados quimicamente. E é o ideal para quem faz descoloração, coloração, alisamento, remodelagem ou qualquer outro tipo de tratamento que danifique a estrutura do cabelo. Anote aí e até a próxima aula de palavrão!
Biomimética: área da ciência que se inspira na natureza para desenvolver funcionalidades úteis aos seres humanos.