por Blenda de Oliveira
"Sou uma mulher de 29 anos, casada há 12 anos, sinto-me em crise, tenho três filhos. Acho que queimei etapas demais em minha vida e agora não dá mais tempo de recuperar nada"
Resposta: Sempre há tempo para refazer, fazer e buscar novos caminhos, sempre!
Você é uma mulher muito jovem, por que será que se sente tão no fim da linha?
É preciso que reflita sobre essa maneira como tem se visto, talvez seja mais importante que a crise no casamento.
Antes de qualquer coisa, volte-se para você e se aproprie de sua vida e de sua juventude. Há pessoas com 70 anos mudando a vida! Vamos lá, força!
Há dois filmes interessantes para assistir sobre esse assunto: Shirley Valentine (Direção: Lewis Gilberte, Inglaterra, 1989) e Comer, Rezar e Amar Direção: Ryan Murphy, EUA, 2010).
O objetivo de assisti-los é para expandir a sua compreensão de que etapas queimadas na vida não devem ser atribuídas àquele que está ao seu lado. Esses filmes auxiliam muito na construção de novas perspectivas e novas compreensões sobre a forma de ver a vida. Nos dois filmes as protagonistas tentam mudar seus casamentos e vão se dando conta de que há muito o que conhecer e modificar nelas.
Trata-se de uma ferramenta que – por meio da história e de imagens – vislumbra novas possibilidades diante da estagnação que se apresenta.
Boa sorte!