Dica da semana: conjunção de Júpiter e Saturno em Aquário dia 21. Neste alinhamento, Júpiter e Saturno PARECEM tão próximos, dando a impressão que se fundiram. Embora essa conjunção ocorra a cada 20 anos, esta aparente fusão só ocorre a cada 400 anos. O horário ideal para ver o espetáculo a olho nu é uma hora após o pôr do sol.
Dia 21 acontece o Solstício de Verão no hemisfério sul e de Inverno no hemisfério norte, que marca o ingresso do Sol em Capricórnio e a Lua Crescente em Áries. A conjunção Júpiter-Saturno ocorre a cada 20 anos e traz mudanças na economia e na organização social.
Alinhamento Júpiter-Saturno
2021 será o início do processo de construção de novas bases. Na segunda também será possível ver o encontro destes dois planetas no céu. Esse alinhamento de Júpiter e Saturno é conhecido como “Estrela de Belém”, de acordo com o astrônomo Johannes Kepler. A última vez que o fenômeno foi visto no céu foi em 1226. Em 1623 os planetas se aproximaram novamente, mas não foi visível devido ao brilho do Sol. Outro movimento importante da semana, é o ingresso de Mercúrio em Capricórnio no domingo.
Domingo
Na madrugada o Sol e Mercúrio se encontraram em uma conjunção. Mercúrio entrou no coração do Sol e esse contato possibilita ter clareza sobre a nossa visão de mundo, os caminhos que desejamos seguir, os nossos valores éticos, crenças e filosofia de vida. Mercúrio vai finalizar o trânsito em Sagitário e à noite vai ingressar em Capricórnio, signo em que vai transitar até o dia 08 de janeiro. A comunicação vai ficar mais séria, realista, focada em metas e na obtenção de resultados práticos a partir das teorias.
Segunda-feira
O Sol ingressa em Capricórnio às 07h02 no Brasil e às 10h02 em Portugal. Neste horário também acontece o Solstício de Verão no hemisfério sul e de Inverno no hemisfério norte, que marca o início de uma nova estação. Será um dia positivo para renovar as esperanças, fazer pedidos, planos e metas realistas para o futuro.
A Lua vai fazer um aspecto fluente com Plutão e em seguida vai ficar fora de curso entre 07h25 e 19h33 no Brasil e 10h25 e 22h33 em Portugal até ingressar em Áries.
Júpiter se alinha com Saturno em uma conjunção em Aquário em evento raro, em que os dois poderão ser vistos a olho nu como um planeta duplo. Esta conjunção em Aquário também marca o início de um ciclo de construção de novas ideias, expansão da consciência, diversidade e limpeza mental, que são características do elemento ar e não representa o início da Era de Aquário. Este ciclo indica que em um período de 200 anos a conjunção destes dois planetas vai ocorrer em signos de Ar. A próxima conjunção vai ocorrer daqui a 20 anos, em 2040, no signo de Libra.
À noite a Lua faz aspectos positivos com Saturno e Júpiter que trazem confiança e estabilidade emocional. Às 20h42 no Brasil e às 23h42 em Portugal a Lua entra na fase Crescente em Áries e traz mais movimento para os planos estabelecidos na Lua Nova. A Lua em tensão com Mercúrio pode deixar a comunicação difícil.
Terça-feira
A Lua em Áries faz um aspecto positivo com Vênus que traz iniciativa, otimismo e confiança para as relações em geral. Os relacionamentos e assuntos domésticos ganham um tom de leveza e descontração. Os contatos sociais e íntimos estarão favorecidos, assim como as brincadeiras com as crianças e as atividades esportivas.
Quarta-feira
O dia vai ser um pouco tenso. Marte faz um aspecto desafiador com Plutão que pede ação decisiva e atitude eficaz. O desafio será eliminar o que não serve de forma direta, como num ato cirúrgico. Este contato pode gerar agressividade, violência e disputas de poder. O dia deve seguir agitado e desconfortável. A noite também será agitada. A Lua faz aspectos tensos com Plutão e Marte que podem gerar ansiedade, impaciência e nervosismo. O melhor a fazer é buscar o descanso. A Lua vai ficar fora de curso a partir das 19h52 no Brasil e 22h52 em Portugal até ingressar em Touro na quinta.
Quinta-feira
A véspera do Natal ainda será agitada durante a manhã. A Lua ingressa em Touro às 07h57 no Brasil e às 10h57 e faz aspectos tensos com Saturno e Júpiter. Júpiter e Saturno em Aquário trazem à tona a necessidade de quebrar crenças e padrões. O momento é de construir uma nova realidade e de abandonar o velho. A Lua em Touro não quer sair da zona de conforto.
Durante a tarde e no início da noite será possível ter clareza e buscar o entendimento. A Lua faz aspectos positivos com o Sol e Mercúrio que facilitam a comunicação e renovam a energia. Mas seremos desafiados a quebrar regras e sair do lugar comum. A Lua em conjunção com Urano pode deixar a ceia de Natal agitada. As mudanças que vivenciamos neste ano marcante se faz presente e teremos que inovar. O uso da tecnologia pode ser o diferencial da aproximação, já que ainda estamos em fase de distanciamento e numa pandemia.
Sexta-feira
Mercúrio em harmonia com Urano traz uma nova abertura de consciência no dia do Natal. Este aspecto traz insights, criatividade, o uso da inovação e da tecnologia de forma bastante prática e realista. À noite a Lua faz um aspecto positivo com Netuno que favorece o uso da intuição, da sensibilidade e nos deixa mais compreensivos. Momento de exercer a empatia.
Sábado
A Lua faz um aspecto positivo com Plutão que traz renovação e em seguida fica fora de curso durante todo o dia, entre 08h33 e 20h34 no Brasil e 11h33 e 23h34 em Portugal até ingressar em Gêmeos. O dia será positivo para o descanso. À noite a Lua faz aspectos positivos com Saturno e Júpiter que trazem confiança, expansão, segurança e estabilidade emocional.