por Roberto Shinyashiki
Um profissional de sucesso sabe que para realizar suas metas não basta ser apenas comprometido. É preciso mais: tem que ser excelente naquilo que faz. Excelência é a palavra-chave.
Quando um profissional excelente olha para suas metas ele sabe que vai enfrentar muito mais do que um simples plano de trabalho: ele está diante de um desafio pessoal e sente prazer em enfrentá-lo.
Encara isso como um desafio pessoal.
Profissionais campeões se alimentam de desafios.
Além do comprometimento, os profissionais de sucesso procuram sempre se tornar mais produtivos e competitivos, especialmente quando estão sob pressão.
Para isso, usam com frequência as principais competências dos campeões:
1. Vivem o agora
É a capacidade do profissional de colocar toda a sua energia naquele momento decisivo do seu trabalho.
2. Usam uma blindagem pessoal
É a capacidade do profissional de não deixar que coisa alguma abale a sua decisão de realizar o seu objetivo.
3. Cuidam da gestão do seu estado mental
É a capacidade do profissional de sair de um estado mental negativo e ir para um estado mental construtivo.
4. Mantêm o pensamento estratégico
É a capacidade de utilizar seus pontos fortes e os pontos fracos dos adversários para realizar seus objetivos, criando inúmeras novas opções, até a realização plena das suas metas.
5. Buscar a excelência no trabalho em equipe
É a capacidade do profissional de estimular e utilizar o potencial dos membros de sua equipe para a realização dos objetivos da empresa.
As empresas sempre esperam mais dos seus profissionais. Por isso, eles têm de estar capacitados a sempre enfrentar novas situações, cada vez mais desafiadoras.
Os campeões são sempre os mais exigidos. Mas o melhor de tudo é que eles adoram receber essa pressão extra. Campeões se alimentam de desafios. Eles buscam a excelência. Por isso são campeões.