por Eduardo Ferreira Santos
Resposta: O ciúme é, na verdade, simplesmente a “ponta de um iceberg” que manifesta um problema psíquico de maior e mais profunda intensidade.
Na base desse sentimento, sempre há uma questão relacionada à Personalidade Insegura (diagnóstico oficial na Psiquiatria) que gera uma autoestima baixa e, daí, uma série de reações psicológicas para “contornar” a causa de base.
A pessoa insegura tende a se tornar CONTROLADORA, pois em seu íntimo sente-se ameaçada por tudo e por todos e tem que ter absoluto controle de todas as variáveis da vida, o que é impossível de se conseguir.
Um olhar mais atento para o ciumento pode revelar outros traços dessa tentativa de controle na família, no trabalho, no dia a dia… enfim.
É mesmo necessário um tratamento psicológico e, talvez, até mesmo psiquiátrico para se conseguir uma “reestruturação da personalidade”. E isso só acontece em longo prazo!
Tratamento em “longo prazo” significa que uma Psicoterapia Breve não irá resolver o problema, pois não se trata de um Transtorno Reativo (em resposta a uma situação de trauma em uma pessoa anteriormente estável psicologicamente), mas sim de um Transtorno Constitucional (devido a deformações na estruturação do psiquismo da pessoa).