por Sonia Corazza
Cinderela, Alice, do País das Maravilhas, Bela Adormecida, a fada Sininho do Peter Pan, Rapunzel, Carol Channing, Grace Kelly, Rita Hayworth, Kim Novak, Marilyn Monroe, Doris Day, Mary Pickford, Julie Andrews, Evita Peron, Brigitte Bardot, Debbie Reynolds, Jeannie é um gênio, Barbie, Sharon Stone, Donatella Versace, Madonna, Cameron Diaz, Hebe Camargo, Adriane Galisteu, Xuxa, Angélica, Carla Perez, Joana Prado, a Feiticeira, Rosemary, Ana Maria Braga, Eliana, Paula Burlamaqui, Marta Suplicy…
Ufa! O cabelo loiro veio para ficar!! E só as beldades dos contos infantis são legítimas!!!
As tonalidades blondadas ficaram registradas em obras universais. Desde as heroínas e princesas dos contos de fadas, doces e inocentes, até o padrão hollywoodiano das loiras fatais, os cabelos clareados ficaram eternizados em produções cinematográficas consagradas, como Blonde Fever e Os homens preferem as loiras de 1953.
Mas segundo pesquisa realizada pela The Vogue Book of Blondes, 50 % dos homens realmente preferem as loiras.
Teorias à parte, a verdade é que todos os tons de cabelos claros favorecem os traços femininos. Nas mais novas alegra o rosto, nas balzaquianas disfarça os primeiros fios brancos e nas cinqüentonas dissimula as marcas e rugas do tempo impressas no rosto.
As formas de clarear os cabelos
Quando se realiza o processo de clareamento nos fios escuros podemos falar de três processos químicos bem distintos:
Tintura semi-permanente – a mais recomendada
Cobrem os primeiros fios brancos em cabelos com menos de 30 % deles. Não podem transformar uma cor castanho em loiro claro, porém não danificam os fios. Resistem entre 4 e 8 lavagens.
O único método realmente recomendado seria a tintura semi-permanente, já que a descoloração e a rintura permanente por oxidação são muito agressivas. Além de oferecer uma agressão menor ao fio de cabelo, se consegue através da tintura semi-permanente, resultados mais esteticamente perfeitos, ou seja, a cor desejada pela cliente.
Descoloração – agressiva para o cabelo
Clareia qualquer tipo e cor de cabelo, abaixando o tom natural desde negro até o platinado. É extremamente agressivo, pois utiliza peróxido de hidrogênio ou derivados e hidróxido de amônea e é reservado apenas para mechas e reflexos.
Tintura permanente por oxidação – agressiva para o cabelo
Também faz uso de agente oxidante alcalino, peróxido de hidrogênio ou derivados e hidróxido de amônea, para abrir a cutícula e destruir os pigmentos naturais de melanina existentes no córtex. Este processo permite o alojamento de outros pigmentos coloridos que são depositados no fio, doando a coloração desejada.
As tinturas sem amônea usam monoetanolamina como alcalinizante e também necessitam de peróxido para catalizar a reação.
Resistem entre 12 e 24 lavagens.
Agora você já pode escolher o quanto loira quer ficar, mas lembre-se sempre que cabelo descolorido é cabelo fragilizado, portanto todo cuidado é pouco!