Como a falta de aula presencial afeta as crianças

Falta de aula presencial: os educadores e pesquisadores ainda não têm certeza das consequências no desenvolvimento das crianças

E-mail enviado por uma leitora:

“Com um ano de pandemia e agora no Brasil o pior momento com mais de 3 mil mortes por dia. E com as aulas suspensas, em geral, por tanto tempo, como isso afeta o aprendizado das crianças? Teremos ainda pelo menos mais um ano de pandemia. O que a senhora aconselha? Tenho um casal que está na puberdade. Muito obrigada”.

Resposta: Ninguém sabe ao certo o que acontecerá nos próximos dias e nem com o número de infectados ou mortes. Você tem razão de estar preocupada, a pandemia está descontrolada no Brasil. As aulas estão online e exigem muita concentração das crianças. Os educadores e pesquisadores ainda não têm certeza das consequências no desenvolvimento das crianças.

O que podemos fazer no momento, é tentar ajudar as crianças com as aulas online no sentido de entender que elas precisam de um descanso maior entre as aulas. As crianças precisam brincar mais e fazer atividades que gostem, ter mais momentos em família.

Continua após publicidade

Eu sei que está muito difícil. Uma excelente atividade para se fazer em família neste momento, é cozinhar junto. Não precisam ser pratos caros. Podem ser saladas ou comida que a família faz no dia a dia. É muito relaxante e todos podem participar. É muito importante manter uma rotina. A rotina acalma e baixa a ansiedade.

Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Betina Serson é graduada em Pedagogia com pós-graduação em Psicopedagogia e Mestrado em Early Childhood Education nos Estados Unidos. Trabalhou por vários anos em escolas de educação infantil Americanas. De volta ao Brasil trabalha com psicopedagogia clinica, capacitações para profissionais, colunista na área de desenvolvimento infantil e palestrante.