Como adquirir coragem!

Ter coragem é buscar o melhor em cada situação

Enfrentar os desafios com coragem e ainda se sentir contente, não importa o que aconteça, é uma verdadeira receita para uma vida útil e feliz.

Continua após publicidade

Mas isso é possível? Como sentir alegria com nossas lutas diárias, contas para pagar, relacionamentos frustrantes, doenças crônicas, estresse, depressão e medo? Esses sentimentos afastam qualquer pensamento de paz e bem-estar.

Não podemos nos esquivar das dificuldades, da dor das perdas, mas precisamos “digeri-las” com aceitação, resiliência e paciência.

O medo é exatamente o oposto da fé 

Uma das causa de grande sofrimento é o medo que surge porque perdemos a consciência de nossa união com Deus. Esse sentimento de separação de nossa verdadeira fonte de amor, sabedoria e paz nos leva para as dores da alma, como insatisfação, pânico, falta de confiança em si mesmo, tristeza, ansiedade.

Continua após publicidade

Para sentir alegria é necessário sentir a luz divina que habita em nós. Quando temos a experiência do amor divino, nós nos tornamos mais fortes. Precisamos dessa conexão com Deus em nosso interior e a convicção que nossa verdadeira identidade não é o ego e sim o Ser interior, fonte de toda luz e coragem.

Como podemos conseguir essa conexão com Deus? 

Com o desenvolvimento das virtudes divinas – que já existem em nós – como compaixão, bondade, generosidade, temos a experiência interior do divino que dissolve o medo e nos revela nossa própria coragem e contentamento da mente. Ao sentirmos essas qualidades, o nosso bem-estar, bom humor, entusiasmo e vitalidade aumentam em nosso comportamento cotidiano.

Continua após publicidade

A prática diária da meditação, o canto ou repetição mental dos mantras, as orações feitas com devoção despertam nossa própria chama divina.

Clique aqui e aprenda a meditar aqui em meu texto: So Ham: o mais poderoso de todos os mantras; aprenda como entoá-lo.

A Filosofia do Yoga nos ensina que viemos para esse plano terrestre sabendo que temos algo a realizar aqui. Nossa presença nesse planeta é uma escolha feita por nós. Quer aceitemos isso ou não, quer as coisas estejam indo bem ou não, a escolha foi nossa.

Ter coragem é buscar o melhor em cada situação

Para realizarmos nosso dever, precisamos reconhecer que temos a coragem necessária para atingir o propósito de nosso nascimento. Ter coragem é buscar o melhor em cada situação. É entender que seja o que for que aconteça em nossa vida, é para nossa elevação espiritual.

Encare as situações sem se abater. Aprenda a não reclamar, pois isso rouba sua energia vital e força. A gratidão resolve metade dos problemas. Agradeça a todas as coisas, mesmo as difíceis, e extraia lições para sua evolução. Agradeça a seus pais, pois esse sentimento sintoniza com Deus e alivia a tensão.

Sentir coragem não é apenas um ato de bravura, de heroísmo. A coragem engloba muitas qualidades como resiliência, superação dos problemas com aceitação da vida, força, fé, esperança, bondade, generosidade, compaixão, flexibilidade para o aprendizado e gratidão.

Ter coragem não significa se resignar e aceitar passivamente tudo que acontece, dizendo: ”Que posso fazer? É meu karma”. Pelo contrário, sentir coragem significa superar as exigências de cada momento sabendo que nada que você enfrente é mais forte que você.

Seu problema não é maior que você! 

Entenda que seu problema não é maior que você. Descubra que sua coragem não é diminuída por acontecimentos externos quando você reconhece sua própria força interior.

Seja firme em suas resoluções. Viva sua vida corajosamente. Aceite o que aparece em seu caminho com a confiança que você tem uma força inata para superação. Sinta-se determinado a despertar sua própria coragem.

Quando você repete para si mesmo: “Tenho coragem,” Meu coração está cheio de coragem”, você sente a coragem emergir de seu interior.

Repita para si mesmo: “Tenho coragem. Meu coração está cheio de coragem”.

Experimente fazer umas pausas em seu dia e pratique:        

– Inspire calmamente e profundamente e sinta que a coragem flui da sua fonte interior. – Expire mais lentamente ainda, sentindo que a coragem permeia todo seu ser.

– Faça três respirações profundas e calmas e depois deixe o ritmo natural da respiração voltar ao seu ritmo normal.

Ao acordar de manhã, lembre-se de repetir: “Tenho coragem. Vou aproveitar esse dia de modo positivo. Vou ser paciente e calmo”.

Antes mesmo de escovar seus dentes, lembre-se de seus propósitos e objetivos. Renove seu comprometimento com você mesmo de viver com coragem diariamente. Essa atitude mental sincera desde de manhã vai fazer a diferença, pois você vai se lembrar desses sentimentos positivos durante o dia.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você. Fique em paz.

É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/SP com cursos de aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos.  Foi Professora de Hatha Yoga por 26 anos em Santos/SP. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.