E-mail enviado por uma leitora:
“Nessa quarentena, me separei do meu marido. Soma-se a isso, o ensino à distância. Como posso ajudá-lo a educar nossa filha, ainda na puberdade, que foi morar com ele?”
Resposta: A quarentena está trazendo muitas mudanças para todos e principalmente para as famílias. O começo de uma separação exige uma adaptação de todos a novas rotinas e uma nova estrutura familiar. Pode ser muito difícil e é necessário dar tempo ao tempo e também muita paciência.
Nesse momento a sua filha está precisando de muita atenção e pode ser que ela esteja tendo muita dificuldade de adaptação. Mantenha contato com ela através de celular, Skype ou WhatsApp. Tente conversar com seu ex-marido para que vocês juntos possam decidir algumas regras que podem ser boas para as duas casas, como por exemplo: quanto tempo ela ficará na internet, hora das aulas online; dias e horários para você poder visitá-la; horário para sua filha falar com os amigos; rotina para acordar/dormir, refeições.
Como lidar com o ensino à distância
Quanto ao ensino à distância, é muito importante. Mas não cobre muito da sua filha ou do seu ex-marido. Ela poderá rever todo o conteúdo quando as aulas retomarem. A puberdade é o início da adolescência. Assim é muito complicada a fase que a sua filha está passando… com todas as transformações do corpo e os hormônios, além da pressão dos amigos. Foque no bem-estar da sua filha e na mudança que está ocorrendo.
Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.