Dá para amar os seus cabelos do jeito que eles são e aumentar ainda mais esse amor. Confira 3 dicas neste post, independente deles serem muito crespos ou lambidos.
Ultracrespos volumosos ou lisos escorridos-lambidos, tanto faz, seus cabelos são seus e devem ser amados do jeito que são.
Nos cabelos crespos o alto grau de encaracolamento traz pontos de fragilidade, onde há maior potencial de ruptura do fio, propiciando a quebra ao pentear ou lavar. Há uma tendência maior também de ressecamento, pois os lipídios naturais protetores, produzidos pelo couro cabeludo, não conseguem atingir as pontas do cabelo facilmente, como acontece nos cabelos lisos.
Já os lisos, podem ser mais fáceis de cuidar, mas mostram a oleosidade excessiva de maneira mais evidente. Mas se forem finos, podem ter pouco volume e ter maior fragilidade
Dicas de como amar seus cabelos
Hoje vou dar dicas para melhorar ainda mais a qualidade dos fios e a saúde do couro cabeludo, o que vai se refletir como beleza e toque ultradeliciosos.
1ª Cuide da sua alimentação
O cabelo é feito de proteína. Uma dieta equilibrada, contendo proteínas leves, muitos vegetais frescos e água, é fundamental para manter a vitalidade do fio de cabelo nutrido a partir do bulbo. Este fica implantado na parte interna do couro cabeludo, e recebe dos vasos sanguíneos o oxigênio e nutrientes para se manter saudável. Por isso, invista no feijão, lentilha, ervilha seca, quinoa, trigo sarraceno, grão de bico, amendoim, nozes e castanha do Brasil. Mas isso, se o veganismo for a sua praia. Para quem tem dieta livre, leite, ovos, peixes, aves e carne bovina ou suína são os campeões para aportar proteínas.
2ª Olhe a bula na hora de escolher seu cosmético
Na hora de escolher os cosméticos, fique de olho em substâncias ativas. Assim, os produtos para os cabelos crespos devem conter lipídios de origem vegetal, como as manteigas (karité, cupuaçu, manga, ilipê), óleos (abacate, avelã, germe de trigo), as proteínas hidrolisadas( seda, cereais), ceramidas, vitaminas (E e pantenol) e a indispensável queratina, que reforça a estrutura e composição natural do fio.
Para os cabelos lisos os aminoácidos como glicina, cisteína, triptofano e serina são fundamentais para doar maior resistência. Já quem tem couro cabeludo mais oleoso, deve buscar óleos essenciais de menta e melaleuca, além de agentes sebo reguladores, como os extratos de pepino e maçã.
3ª Ao evitar os excessos, você passa a amar ainda mais seus cabelos
E lembre-se sempre que os excessos são perniciosos:
- calor demais: secador, chapinha, baby liss;
- química demais: tintura, descoloração;
- agressão mecânica demais: deixar sempre preso, tranças;
- sol demais, piscina demais – tudo isso é DEMAIS para seus adoráveis cabelos.