Como aprender a se sentir bem, mesmo diante da incerteza

Aprender a se sentir bem, mesmo na incerteza, é o maior desafio da existência. Nos sentimos inseguros e oprimidos porque fomos educados para ir sempre em direção às circunstâncias que podem nos trazer segurança.

Aceitar a incerteza e a insegurança como parte essencial da vida, é o maior desafio da existência. Mais do que isso, considerá-los oportunidades valiosas para o nosso crescimento interior, esta sim é uma verdadeira mudança de paradigma.

Entretanto, poucos de nós somos capazes de desenvolver essa visão. Pudera, fomos educados para ir sempre em direção às circunstâncias que nos tragam segurança.

O que não nos ensinaram é que essa meta é uma ilusão, uma impossibilidade total, visto que o Universo se caracteriza, fundamentalmente, pela impermanência.

Se nada dura para sempre – nem mesmo nossa vida -, como podemos desejar que algo jamais mude?

Como aprender a se sentir bem, mesmo diante da incerteza

Uma vez que a mudança é inevitável, o melhor que podemos fazer é transformá-la numa aliada, uma companheira de jornada que pode nos proporcionar momentos de intensa alegria.

Isso será possível, se formos capazes de superar o medo e a resistência. O desconhecido causa temor, principalmente, porque acreditamos não possuir as qualidades necessárias para encará-lo.

Porém, se conseguirmos seguir adiante, apesar do medo, certamente descobriremos em nós, poderes e qualidades que não imaginávamos que existissem.

Agradeçamos, pois, todas as vezes em que a mudança se fizer presente e busquemos recebê-la com a certeza de que, algo melhor sempre pode estar à nossa espera.

Continua após publicidade

Jornalista de formação, atuou na área durante vinte e cinco anos. Neste período, aprofundou também os estudos de psicologia, astrologia e tarô, e o processo de autoconhecimento através do budismo e dos ensinamentos do mestre indiano Osho. Atua profissionalmente como terapeuta holística há 17 anos.