Como colorir cabelos brancos

Colorir cabelos brancos requer o uso de: agentes precursores da formação da cor; agente acoplador e agente oxidante em meio alcalino; entenda

Mudar a cor do cabelo é uma aspiração feminina desde os tempos ancestrais. Parece simples, mas é bem complexo. Agora vou contar tudo o que acontece dentro dos frascos.

As fórmulas cosméticas atuais para coloração, denominadas “permanentes”, são as que podem mudar completamente a cor original do cabelo, pois conseguem cobrir o branco dos fios que perderam a cor natural e têm maior durabilidade em relação às lavagens.

Continua após publicidade

Como colorir cabelos brancos

Esse processo de tingir o cabelo requer três grupos de componentes:

1- Agentes precursores da formação da cor
2- Agente acoplador como m-fenilenodiaminas, resorcinol e naftol
3- Agente oxidante em meio alcalino, que é o peróxido de hidrogênio na presença de amônia

As tinturas permanentes são produtos baseados na reação entre estes componentes que, misturados antes do uso, formam a cor dentro do fio por meio de reações químicas bem sofisticadas.

Para a ação oxidante é usada uma mistura de um agente precursor incolor com solução de peróxido de hidrogênio (H2O2), conhecido como água oxigenada.

Sua principal função é abrir as cutículas e remover a melanina, clareando o cabelo. Isso é chamado de ação oxidante. O grau de clareamento depende da volumagem da água oxigenada.

O peróxido de hidrogênio é disponível na forma líquida, que tem o agravante de ter alto poder de sensibilização do cabelo e do couro cabeludo, e também disponível na forma cremosa. Mas esta já com menor agressividade e menor sensibilização do cabelo e do couro cabeludo.

Por que fica diferente em cada pessoa ou em cada aplicação?

A tonalidade final da coloração depende da composição, quantidade e natureza dos grupos de ingredientes usados. Depende também do pH, do tempo de contato com o cabelo, da temperatura de reação dos compostos e da velocidade de difusão dos componentes para o interior do fio de cabelo.

Para que o resultado final fique bom, é importante cuidar bem do cabelo todos os dias, não somente no salão do cabeleireiro, no momento do processo de coloração. Então, escolha bons shampoos, condicionadores e finalizadores para uso rotineiro. Opte por máscaras e ampolas de tratamento para uso semanal ou quinzenal. Tudo isso vai qualificar o seu processo de tintura e também a durabilidade, maciez, brilho e penteabilidade dos seu cabelos.

Continua após publicidade

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 47 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br